Sucessora da Montana: GM confirma nova picape em São Caetano do Sul (SP)
Novidade está inserida dentro do atual ciclo de investimentos da marca de R$ 10 bilhões
Notícia relevante foi revelada pela GM na manhã desta segunda-feira (10). A fabricante confirmou que vai produzir um novo modelo em sua sede localizada em São Caetano do Sul (SP).
De acordo com a empresa, “o produto é uma das novidades do atual ciclo de investimento da empresa a ser aplicado até meados da década no Estado de São Paulo. São R$ 10 bilhões para a renovação do portfólio e para o desenvolvimento de novas tecnologias”.
Ainda sem entrar em detalhes sobre a novidade, a GM antecipou que trata-se de uma picape para complementar a linha Chevrolet no Brasil, a qual “vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, pontua Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, em comunicado da marca.
“A picape está neste momento em fase de desenvolvimento e será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Um dos objetivos da GM com o futuro veículo é o de ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes, contribuindo ainda para o fortalecimento de outros produtos estratégicos para a empresa no mercado, como a S10”, acrescenta a GM.
A fabricante detalha que para receber o futuro modelo da Chevrolet, a linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul será preparada em várias etapas, no intuito de minimizar os impactos na produtividade do complexo. A primeira fase está prevista para iniciar logo nas próximas semanas. “Mesmo tendo alcançado elevado nível tecnológico dentro do conceito da indústria 4.0, a fábrica de São Caetano do Sul vai receber ferramentais específicos, que precisarão ser instalados e devidamente implementados para iniciar a montagem do veículo inédito. Está prevista ainda uma completa readequação no fluxo fabril do complexo, além da capacitação dos empregados”, salienta a GM. Ainda de acordo com a empresa, parte da produção do novo modelo será exportada para mercados estratégicos da GM na região.
Nosso palpite: a sucessora da Montana
Analisando o conteúdo do anúncio da GM realizado nesta segunda-feira, tudo leva a crer que a nova picape que será produzida em São Caetano do Sul é a sucessora da Montana. A picape atual, ainda derivada do projeto do Agile, é fabricada na planta localizada no Grande ABC paulista.
Agora tomando como base a mesma plataforma GEM do SUV compacto Tracker e também aplicada no Onix e Onix Plus, a evolução da Montana deverá posicionar a Chevrolet no segmento de picapes compactas-médias, como a Fiat Toro e a Renault Duster Oroch.
Vale destacar que o Tracker já é produzido em São Caetano do Sul, portanto o SUV compacto e a inédita picape da Chevrolet deverão compartilhar muitos elementos, inclusive detalhes mecânicos como a motorização. Devido à proposta da novidade, é provável que ela conte com o motor 1.2 turbo sob o capô possivelmente até recalibrado para conferir maior capacidade de carga para a picape. A conferir futuramente.
Considerando as adaptações que a GM terá de concluir em São Caetano do Sul, a previsão é que a sucessora da Montana faça sua estreia no ano que vem.