Sucessor do BMW Z4 já tem data para estrear
Alemã desenvolve a próxima geração do roadster em conjunto com a Toyota
Assim como a Fiat e Mazda uniram forças para apresentar ao mundo o 124 Spider e a nova geração do MX-5, uma parceria nos mesmos moldes está formada para economizar tempo e dinheiro no desenvolvimento de um roadster: a BMW e a Toyota estão trabalhando em conjunto para desenvolver os sucessores do Z4 e do Supra, respectivamente.
Recentemente algumas notícias de bastidores dão conta de que a BMW já designou a Magna Steyr para produzir as futuras unidades do Z5, como deverá ser chamada a nova geração do roadster da BMW, que também é importado para o Brasil.
A parceria com a Toyota e terceirização da produção, duas medidas para reduzir os custos do projeto, são naturais uma vez que o segmento dos roadsters (conversíveis de dois lugares) está registrando uma procura cada vez menor. Só na Europa, as vendas do Z4 caíram 47%. Contudo, segundo o CEO da marca, Harald Krueger, “apesar do segmento não ser grande, ele é importante para a força da marca. A BMW tem uma longa tradição de modelos roadster”.
Tanto o futuro Z5 como o Toyota Supra deverão começar a ser fabricados a partir de 2018 com um volume de 60 mil unidades/ano considerando os dois produtos. Aqui no Brasil, o Z5 deverá chegar até o fim de 2018 ou no máximo o início de 2019. O BMW Z4 soma apenas 18 unidades vendidas de janeiro a abril deste ano. Infelizmente, questões como a falta de segurança, impedem que conversíveis ganhem força em nosso mercado.