Sucesso da Fiat Strada pode ajudar a Titano a quebrar resistência no segmento
Liderança da picape compacta consolida imagem da marca e ajudar a recém-chegada entre as médias
A Fiat Titano tem uma missão: quebrar a resistência entre os compradores de picapes médias com a marca. Na verdade, ela nunca atuou neste segmento, que costuma ter um público fiel baseado em boas experiências com suas caminhonetes anteriores. Neste quesito a Toyota se consolidou na liderança com a Hilux e viu a Chevrolet S10, envelhecida, precisando de um fôlego novo para voltar à briga. Aí entra também a Ford Ranger, que tem seus compradores cativos, assim como a Mitsubishi L200.
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Para fazer algum desses clientes trocar sua fidelidade por uma marca por uma novata no segmento, a Fiat tem uma carta na manga, a Strada. A picape compacta é o carro mais vendido do Brasil e isso tem dois motivos: as vendas diretas —onde a Fiat deve nadar de braçada com a Titano—, e a fama de durável, essencial para a venda ao público final.
A dupla ainda conta com a presença da Toro no mesmo show room, picape intermediária da marca feita sobre monobloco, assim como a Strada, e que vai bem nas vendas, apesar de já ter tido dias melhores. Ela, no entanto, é mais procurada por famílias que gostam do estilo picape e menos para o trabalho.
Outro ponto de apoio da Titano é estar em uma marca do grupo Stellantis, o que significa poder ser ligada à Ram, marca especializada em picapes e que tem boa imagem entre picapeiros e agricultores. A marca vende, além da Rampage, baseada na Toro, as grandalhonas 1500, 2500 e 3500.
Como é a Fiat Titano
A Fiat Titano é uma picape feita em parceria entre a chinesa Dongfeng e o antigo grupo francês PSA (Peugeot e Citroën), que se juntou à FCA (Fiat e Chrysler) para formar a Stellantis. Dessa união surgiu a Peugeot Landtrek, mas que a empresa preferiu vender no Brasil sob a bandeira da Fiat.
Foi lançada, então, como Titano, e equipada com motor 2.0 turbodiesel de 180 cv, o mesmo da Ducato, com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. A caminhonete construída sobre chassi tem sempre tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial.
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A Fiat não deu expectativa de vendas, mas afirmou que tem como objetivo atingir 10% do segmento. Os preços começam em R$ 219.990 na versão Endurance manual, sobe para R$ 239.990 na Volcano já automática e chega aos R$ 259.990 na top de linha Ranch.