Subcompacto na Europa, Toyota mostra nova geração do Yaris
Concorrente de Renault Clio e Opel Corsa, hatch está mais espaçoso e estreia plataforma
Se no Brasil o nome Yaris serve para um hatch compacto, na Europa e Japão ele briga com modelos ainda menores. E esse Yaris acaba de receber uma nova geração, maior, mais tecnológica e com design minimalista.
A quarta geração do Yaris está mais curta e mais baixa. No entanto, o entre-eixos cresceu 5 cm - passando o Yaris brasileiro em 1 cm - e mais 5 cm na largura. O peso foi reduzido em 50 kg, e fica na casa dos 1.050 a 1.100 kg. Essa redução de peso e melhora no espaço é fruto da nova plataforma modular GA-B, que integra a nova filosofia de desenvolvimento de arquiteturas da marca japonesa chamada TNGA.
Os motores disponíveis são dois: um tricilíndrico de 1 litro a gasolina e um 1.5 híbrido, grande destaque da linha. A escolha do conjunto varia de acordo com o mercado. Segundo a Toyota, o motor 1.5 traz sistema híbrido diretamente importado do 2.0 e 2.5 de Corolla e RAV4, respectivamente. São 115 cv de potência com até 20% menos emissões de CO2 e melhor consumo.
O design é moderno, com linhas robustas nos arcos dos para-lamas e inspiração esportiva na grade, faróis e lanternas. O interior foi incrementado com materiais de toque suave e cluster digital com tela de 10 polegadas entre os dois mostradores principais.
Chama a atenção também o teto-solar panorâmico presente nos modelos mais completos. Carregador wireless, iluminação ambiente e aquecimento de volante são opcionais.
Com produção prevista para acontecer na França e no Japão, a Toyota também promete que o Yaris seja o carro mais seguro do segmento, já que será equipado de série com o pacote Toyota Safety Sense. Esse módulo acrescenta aos itens do Yaris controle de velocidade adaptativo, assistente de manutenção em faixa e um airbag extra, localizado no centro da cabine, para colisões laterais. Os preços ainda não foram revelados.