Subaru dá adeus ao Tribeca
Montadora declara o fim da linha de produção do SUV, que nunca vendeu como esperado; últimas unidades chegam às lojas em fevereiro de 2014
De acordo com a marca japonesa Subaru, o Tribeca, utilitário esportivo produzido desde 2005, está com os dias contados. Sua linha de montagem na fábrica de Lafayette, estado de Indiana, EUA, será desativada em janeiro de 2014, mês em que produzirá suas últimas unidades para serem entregues às lojas em fevereiro.
O Tribeca foi lançado com foco no mercado norte-americano, tanto é que seu nome foi herdado de um bairro da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Mesmo puxando a sardinha para o lado dos americanos, o SUV não agradou tanto assim e suas vendas estiveram sempre aquém do esperado, segundo a mídia especializada do país. Parte do fracasso pode estar relacionado ao visual da primeira versão, cujos atributos estéticos não convenceram o consumidor. Por isso, em 2007 foi apresentado um facelift, que também nunca chegou a emplacar.
Desde 2005 foram vendidas apenas 78 mil unidades do modelo, fazendo dele um dos veículos com as piores vendas dos anos de 2011 e 2012 na terra do Tio Sam. Nos nove primeiros meses de 2013, foram comercializadas apenas 1.247 unidades do modelo.
Veja mais: Subaru revela sucessor do Impreza WRX
No entanto, a Subaru não desistiu de ter um representante no segmento e já adiantou que está desenvolvendo um SUV de sete lugares. A montadora não divulgou quando pretende apresentar a novidade.