Subaru aposenta nome Impreza e lança novo WRX
Sedã japonês na versão esportiva tem motor turbo de 268 cv e tração integral
É tempo de mudanças na Subaru, sendo algumas alterações até exageradas. A marca japonesa lançou no Salão de Los Angeles o novo sedã “WRX”, abandonando o lendário nome Impreza, que ficará reservado apenas ao modelo com carroceria hatchback. Renomeado e com visual repaginado, o modelo também trocou de motor: foi-se o bloco 2.5 Turbo pelo novo propulsor 2.0 Turbo de 268 cv (a mesma potência do anterior).
O pacote mecânico do novo WRX ainda inclui câmbio manual de seis marchas e o famoso sistema de tração integral da Subaru, que varia a distribuição de torque entre as rodas de acordo com a forma de pilotagem e exigências do terreno. A montadora também afirma ter melhorado a suspensão e chassi, que estão mais resistentes.
Esse lançamento é o primeiro carro da Subaru equipado com sistema de injeção direta de gasolina, o que permite gerar mais potência com menor consumo de combustível. Por isso não houve mudança na cavalaria, mesmo com o motor de menor cilindrada.
Há também novidades eletrônicas no carro. A principal é a introdução do sistema de controle vetorial de torque, que varia a distribuição de força entre as rodas no intuito de sempre manter o carro estável em curvas. Há também opção de câmbio CVT.
Parte visual
O visual do WRX segue o mesmo padrão da versão anterior, mas alguns detalhes foram reforçados. A entrada de ar no capô, por exemplo, está mais larga, enquanto os para-choques estão mais avançados. Houve também um ligeiro aumento de 2,5 cm na distância entre-eixos do carro, o que deve ter ampliado o espaço interno.
A Subaru também criou uma “moldura” de LEDs nos faróis dianteiros e redesenhou a grade frontal. Nesse carro, as rodas são aro 17 polegadas e ainda conta com saias laterais que se misturam às caixas de rodas. São detalhes exagerados, parecido com o que a Mitsubishi fez com o Lancer Evo X.
Por dentro as mudanças são ainda mais evidentes. O carro tem novo volante multifucional com base achatada, painel com novos materiais de acabamento, tela de 3,5” com funções de áudio e GPS. Há também opção de sistema de som Harman Kardon, uma das marcas mais conceituadas nesse quesito.
O modelo foi lançado em Los Angeles como membro da linha 2015 da Subaru nos EUA, portanto suas vendas começam em meados de 2014. Os representantes oficiais da Subaru no Brasil ainda não divulgam quando o novo WRX chega ao mercado nacional.