Fiat Strada ficou 42% mais cara em 2021; veja marcas que lideraram aumentos
Segundo levantamento, reajustes ficaram bem acima da inflação
Um levantamento muito interessante foi divulgado pela Mobiauto nesta quinta-feira (31).
A empresa pesquisou os preços de 43 modelos distribuídos em 146 versões entre o início e o fim de 2021 para constatar quais foram as marcas e os produtos que sofreram os reajustes mais intensos no período.
De acordo com a pesquisa, a Fiat foi a montadora que mais aumentou o preço de seus veículos ao longo do ano passado, com um reajuste médio de 22,8%, mais do que o dobro da inflação oficial do país consolidada pelo IBGE (10,06%) para 2021.
Logo após a marca italiana aparecem Ford (16,5%), Hyundai (15,7%), Honda (15%) e Volkswagen (13,4%).
Segundo a metodologia da Mobiauto, para não haver nenhuma distorção com um carro que havia acabado de ganhar reajuste em um ou outro mês, a empresa optou por fazer a média de preços do último trimestre do ano.
Strada lidera aumentos
A pesquisa aponta ainda que a Fiat Strada em seu catálogo Endurance cabine simples foi o modelo que registrou a maior alta nos preços ao longo de 2021, no caso com 42,8% de crescimento dos valores praticados.
Na outra ponta, o Renault Captur foi um dos raros modelos que ficou mais barato ao longo de 2021, mesmo tendo recebido uma melhora importante, no caso a introdução do motor 1.3 turbo com injeção direta em seu portfólio. De acordo com a pesquisa Mobiauto, o SUV chegou ao último trimestre do ano 0,12% mais barato do que o registrado em janeiro.
“Interessante também observar os modelos que foram reajustados abaixo da inflação oficial, indicando que, sim, havia (aparentemente em alguns casos) margem para se tornarem mais competitivos. Em geral, essas ações foram tomadas por agressividade da concorrência ou sazonalidade de novas gerações. O Toyota Corolla, por exemplo, havia sido renovado no final de 2019 e sofreu pesados reajustes em 2020. No início do ano passado, ele já estava com ‘preços cheios’: em média, o modelo custava R$ 125.026. No final do ano, os anúncios já retratavam o valor de R$ 117.709 na média das versões”, conclui a Mobiauto em comunicado sobre os resultados da pesquisa.