Stellantis vai fabricar 'táxi voador' nos EUA
Gigante automobilística ampliou parceira com a startup norte-americana Archer Aviation e agora decidiu investir no projeto que dará origem à aeronave Midnight
O envolvimento de fabricantes de automóveis com a Mobilidade Aérea Urbana não chega a ser algo inédito. Montadoras como Honda, Toyota e Hyundai estão entre as que já estão atuando nesse inédito segmento de aviação, de olho no potencial dos chamados "táxi voadores", veículos elétricos com grande nível de automação.
Nesta quarta-feira, 4, no entanto, a Stellantis, a holding que controla marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, anunciou que ampliará sua parceria com a startup Archer Aviation, que desenvolve o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) Midnight.
Pelo novo acordo, a Stellantis ajudará a Archer a fabricar a aeronave elétrica a partir de 2024. O Midnight será produzido numa planta em Convington, na Georgia (EUA), e que contará com o expertise da gigante automobilística.
A meta é produzir por ano 2.300 eVTOLs, disseram as empresas. O Midnight tem alcance de 100 milhas (161 km) e pode levar quatro passageiros, além do piloto. Nos planos da startup, a aeronave realizará voos num raio em torno de 20 km, o que permite a recarga em apenas 10 minutos.
"Trabalhamos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado por sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, o CEO da Stellantis.
Além do apoio técnico, a Stellantis também disponibilizará US$ 150 milhões entre 2023 e 2024, liberados à medida que a Archer atinja certos marcos pré-definidos.
Seis conjuntos de baterias independentes
A Archer Aviation foi fundada em 2018 por Brett Adcock e Adam Goldstein e tem sede em San José, na Califórnia.
Para testar seu conceito, ela construou o protótipo Maker que foi apresentado em junho de 2021 e realizou o primeiro voo em dezembro do mesmo ano. Em novembro de 2022, a aeronave completou sua primeira transição em voo vertical para horizontal.
O Midnight é configurado com 12 hélices, sendo seis basculantes, que rotacionam para suprir a energia necesária para decolar e se movimentar para frente. Segundo a empresa, a aeronave possui seis conjuntos independentes de bateria, o que reforça a segurança operacional.
A United Airlines é uma das empresas a apostar no projeto, tendo feito um depósito de US$ 10 milhões por 100 aeronaves eVTOL em agosto de 2022.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024