Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024
Tem sido difícil para a Stellantis proteger a liderança em vendas do Jeep Compass, SUV médio que por algum tempo sobrou no segmento.
Mesmo com uma ampla gama de versões, incluindo diesel, e a produção feita na fábrica de Goiana, em Pernambuco, beneficiada por incentivos fiscais generosos, a marca está sofrendo para evitar a aproximação do Toyota Corolla Cross.
VEJA TAMBÉM:
O utilitário esportivo da Toyota chegou de maneira até discreta em 2021, em plena pandemia, e pela primeira vez deverá superar as vendas do sedã Corolla.
Recém reestilizado e com mais equipamentos, o Corolla Cross vem numa alta de emplacamentos desde maio, quando passou a vender mais que o Compass.
A poucos dias de outubro acabar, o Toyota estava meros 30 carros de superar o rival e então, tudo mudou...
No fechamento do mês, o Jeep Compass deu um salto, de 4.148 para 5.043 emplacamentos. Ou seja, no apagar das luzes, a Stellantis ‘achou’ 900 clientes para seu SUV.
Verstappen das vendas
Para quem acompanha o mercado, não há novidade. O grupo que controla Jeep, Fiat, Peugeot e outras, é um ferrenho adepto de práticas heterodoxas para desovar sua produção.
As vendas diretas são a principal estratégia, seja para frotistas ou para clientes finais por meio de caminhos tortuosos. Foi o que aconteceu com a súbita melhora nos emplacamentos no mês passado, ‘recorde’ de vendas no atacado do modelo.
Foram 2.191 Compass emplacados dessa forma contra 1.368 em setembro. Eis aí a “promoção mágica” que faz do carro um sucesso, um lance digno do piloto Max Verstappen na Fórmula 1.
Como se viu recentemente, o holandês da Red Bull corre com o regulamento embaixo do braço e não pensa duas vezes em usar algumas artimanhas questionáveis para ficar à gente de seus rivais.
Descontão nos impostos
No mundo real do varejo, o Jeep não faz feio até – tem até outubro 25.555 emplacamentos – mas tem ficado para trás do Corolla Cross desde março.
Olhando os gráficos deste artigo nota-se como a demanda no varejo é mais estável enquanto o atacado apresenta oscilações grandes, um sinal que nesse nicho não se trata de “vendas orgânicas”, motivadas pela qualidade do produto ou do serviço.
O Compass é um bom produto, mas tem se apoiado em atalhos para vender bem. Um deles é a gorda isenção de impostos da fábrica da Stellantis em Goiana.
Reza a lenda que o Compass arrecada apenas 2% de Cofins e ICMS enquanto um Corolla Cross e similares produzidos em São Paulo, recolhem 23%.
Com tamanha vantagem, não era para o Jeep ser líder com sobras? Mistérios do mercado brasileiro...
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024