Além de versão esportiva, Fiat Fastback vai inaugurar tecnologia da Stellantis no Brasil
Ao menos dois futuros catálogos da novidade merecem atenção especial
Uma das estreias mais aguardadas para este ano, o Fiat Fastback chegará ao mercado no último trimestre de 2022 trazendo uma proposta singular entre os SUVs nacionais.
Mas não é só pelas formas arrojadas da carroceria que o modelo merece nossa atenção. Para a Stellantis como um todo, caberá ao SUV introduzir uma novidade importante em termos de tecnologia aqui no Brasil.
Segundo apurou o colunista Fernando Calmon, o Fiat Fastback deverá ser o primeiro híbrido flex da Stellantis com produção local, a ser realizada em Betim (MG).
Até o momento somente a Toyota fabrica no país o Corolla e o Corolla Cross com este tipo de tecnologia.
A Stellantis, por sua vez, tem um compromisso de ampliar a eletrificação do seu portfólio no Brasil, prometendo contar com pelo menos 20% dos seus veículos oferecidos aqui com algum tipo de assistência elétrica na propulsão até 2030. O percentual engloba todas as marcas de automóveis da empresa atuantes no Brasil, no caso a Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram.
Provavelmente, caso a apuração se confirme, a Stellantis deverá capitalizar a apresentação do Fiat Fastback híbrido flex e realizará a estreia da novidade em uma etapa posterior em relação ao lançamento do SUV, deixando para introduzir a futura opção eletrificada, quem sabe, em 2023.
Esportivo
Outro ponto importante envolvendo o Fiat Fastback será o seu papel em desenvolver a marca Abarth no Brasil.
Ao lado do Pulse, a Stellantis também deverá trazer para o mercado uma opção esportiva topo de linha para o Fastback com a chancela da Abarth, segundo também apurações de Fernando Calmon.
Provavelmente, assim como no caso do Pulse Abarth, a Fiat deverá escalar o motor 1.3 GSE para figurar sob o capô do Fastback Abarth, quem sabe até executando alguns aprimoramentos para que o SUV cupê possa contar com mais do que os 185 cv e 27,5 kgfm que o 1.3 turbo com injeção direta entrega em outros produtos da Stellantis fabricados no país.
Certamente o Fastback Abarth contará com revisões nos sistemas de freio, suspensão e direção para reforçar o caráter esportivo da marca.
Considerando a silhueta naturalmente mais dinâmica de um SUV cupê, um modelo como o Fastback com a grife Abarth é uma ideia até natural e será muito bem-vinda no portfólio da novidade.
Assim como o Fastback híbrido, provavelmente a configuração Abarth deverá seguir um calendário próprio de lançamento, até para a Fiat conseguir movimentar o mercado com a iniciativa. Vamos acompanhar de perto todas as movimentações da marca!