Stellantis tem nos planos versões estratégicas para modelos de Fiat e Jeep
Catálogos inéditos podem ser lançados para atender nichos de mercado específicos
Algumas movimentações recentes por parte da Stellantis começam a despertar a atenção para eventuais novidades nos portfólios de Jeep e Fiat.
No caso da marca de origem norte-americana, tanto o Compass quanto o Renegade podem estrear configurações interessantes para ampliar o leque de atuação comercial dos dois SUVs.
Especificamente no caso do Compass, o SUV intermediário tem registrada junto aos órgãos competentes brasileiros uma potencial versão Sport com a motorização TD350.
Vale lembrar que a opção não é uma novidade para o modelo produzido no Brasil, uma vez que o Compass Sport diesel foi oferecido por um curto período de tempo na linha 2018 do modelo.
Caso volte a integrar o leque de opções para o SUV, o catálogo em questão voltaria a ser a opção 2.0 turbodiesel mais acessível do Compass, oferecendo também câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral.
Hoje em dia o Compass diesel mais barato reside na opção Longitude TD350 4x4, que é tabelada em R$ 227.290 na maior parte do território nacional.
Se, com o eventual Compass Sport TD350 4x4 a Jeep conseguir trazer o preço de venda do SUV para a casa dos R$ 200 mil, certamente o modelo ganhará um apelo comercial interessante.
Hoje em dia, dentro do segmento no qual atua, apenas o Compass oferece a opção de propulsor diesel associado a um sistema de tração integral, duas qualidades que são desejadas por uma boa parcela do público que considera a compra de um SUV.
Ainda no portfólio da Jeep, o Renegade, por sua vez, pode voltar a oferecer a versão Limited em seu catálogo, a qual foi descontinuada quando o facelift do SUV compacto fez sua estreia neste ano.
Um eventual Renegade Limited pode fechar o espaço que existe na gama atual do modelo entre os catálogos Longitude T270 (R$ 147.990) e Série S (R$ 171.990), possivelmente figurando como a opção para quem deseja um conteúdo de equipamentos superior, porém não sente necessidade da tração integral, a qual é um item de série tanto na versão Série S quanto na Trailhawk, ambas com o mesmo preço sugerido.
Por fim, migrando para a marca Fiat, a fabricante já tem registrada uma opção Drive Turbo 200 para o Fastback, a qual seria posicionada como a versão de entrada para o SUV cupê, portanto abaixo do Fastback Audace (R$ 129.990).
O Fastback Drive deverá manter a mecânica composta pelo motor 1.0 turbo associado ao câmbio automático CVT, porém deverá contar com um conteúdo de itens de série simplificado para alcançar um preço ainda mais competitivo.
Talvez a lógica da Fiat seja contar com uma versão para o Fastback capaz de rivalizar com modelos como o VW T-Cross Sense, hoje tabelado em R$ 114.850, ou até o Chevrolet Tracker 1.0 turbo automático de entrada, que gravita em R$ 117 mil.
Seria algo, sem dúvida, muito interessante para posicionar o Fastback de forma agressiva na categoria. Vamos acompanhar de perto!