Stellantis tem nos planos versões estratégicas para modelos de Fiat e Jeep

Catálogos inéditos podem ser lançados para atender nichos de mercado específicos
Versão de entrada do Fastback pode abrir mão de alguns itens, como as rodas de liga leve

Versão de entrada do Fastback pode abrir mão de alguns itens, como as rodas de liga leve | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Algumas movimentações recentes por parte da Stellantis começam a despertar a atenção para eventuais novidades nos portfólios de Jeep e Fiat

No caso da marca de origem norte-americana, tanto o Compass quanto o Renegade podem estrear configurações interessantes para ampliar o leque de atuação comercial dos dois SUVs. 

Especificamente no caso do Compass, o SUV intermediário tem registrada junto aos órgãos competentes brasileiros uma potencial versão Sport com a motorização TD350.

Vale lembrar que a opção não é uma novidade para o modelo produzido no Brasil, uma vez que o Compass Sport diesel foi oferecido por um curto período de tempo na linha 2018 do modelo. 

Caso volte a integrar o leque de opções para o SUV, o catálogo em questão voltaria a ser a opção 2.0 turbodiesel mais acessível do Compass, oferecendo também câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral. 

Hoje em dia o Compass diesel mais barato reside na opção Longitude TD350 4x4, que é tabelada em R$ 227.290 na maior parte do território nacional. 

Se, com o eventual Compass Sport TD350 4x4 a Jeep conseguir trazer o preço de venda do SUV para a casa dos R$ 200 mil, certamente o modelo ganhará um apelo comercial interessante.

Hoje em dia, dentro do segmento no qual atua, apenas o Compass oferece a opção de propulsor diesel associado a um sistema de tração integral, duas qualidades que são desejadas por uma boa parcela do público que considera a compra de um SUV. 

Jeep Compass Sport
Jeep Compass Sport: versão de entrada contou com opção de motor diesel na linha 2018
Imagem: Divulgação

Ainda no portfólio da Jeep, o Renegade, por sua vez, pode voltar a oferecer a versão Limited em seu catálogo, a qual foi descontinuada quando o facelift do SUV compacto fez sua estreia neste ano. 

Um eventual Renegade Limited pode fechar o espaço que existe na gama atual do modelo entre os catálogos Longitude T270 (R$ 147.990) e Série S (R$ 171.990), possivelmente figurando como a opção para quem deseja um conteúdo de equipamentos superior, porém não sente necessidade da tração integral, a qual é um item de série tanto na versão Série S quanto na Trailhawk, ambas com o mesmo preço sugerido. 

Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade Limited era uma das versões mais sofisticadas quando o SUV estreou no Brasil 
Imagem: Divulgação

Por fim, migrando para a marca Fiat, a fabricante já tem registrada uma opção Drive Turbo 200 para o Fastback, a qual seria posicionada como a versão de entrada para o SUV cupê, portanto abaixo do Fastback Audace (R$ 129.990). 

O Fastback Drive deverá manter a mecânica composta pelo motor 1.0 turbo associado ao câmbio automático CVT, porém deverá contar com um conteúdo de itens de série simplificado para alcançar um preço ainda mais competitivo. 

Talvez a lógica da Fiat seja contar com uma versão para o Fastback capaz de rivalizar com modelos como o VW T-Cross Sense, hoje tabelado em R$ 114.850, ou até o Chevrolet Tracker 1.0 turbo automático de entrada, que gravita em R$ 117 mil. 

Seria algo, sem dúvida, muito interessante para posicionar o Fastback de forma agressiva na categoria. Vamos acompanhar de perto! 

Projeção de Kleber Silva para o potencial Fastback Drive Turbo 200
Projeção de Kleber Silva para o potencial Fastback Drive Turbo 200
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis