Stellantis já responde por quase um quarto do mercado de veículos na América do Sul
Grupo alcançou a liderança em vendas no Brasil, Argentina e Chile
A Stellantis divulgou nesta semana um resumo interessante sobre suas operações na região.
De acordo com dados consolidados pela empresa, que reúne marcas como Fiat e Jeep, a participação de mercado da companhia alcançou 23,6% das vendas de veículos na América do Sul considerando o acumulado de janeiro a novembro deste ano.
A Stellantis lidera os mercados de Brasil, Argentina e Chile, os três principais países da região.
Aqui no Brasil, a Fiat alcançou 23,3% de market share em novembro, tendo como grande trunfo o sucesso comercial da Strada, que já superou 103 mil unidades vendidas no ano.
De janeiro a novembro, a marca italiana soma 388 mil unidades comercializadas no Brasil, o que garante para a Fiat 22% de participação de mercado no país.
A Fiat também é destaque na Argentina, onde acumulou de janeiro a novembro mais de 54 mil unidades vendidas e 14,9% do mercado. O sedã compacto Cronos, que é produzido no país, também é o automóvel de passeio mais comercializado por lá.
Também na Argentina, a Peugeot, outra marca que integra o portfólio da Stellantis, contabiliza 34,4 mil veículos emplacados até o mês passado e 9,5% do mercado. O Peugeot 208, também fabricado no país vizinho, é o segundo carro de passeio mais emplacado na Argentina.
No Chile, onde possui 10,8% do mercado, a Stellantis tem na Peugeot sua marca mais procurada. Do total de 42,7 mil unidades comercializadas no país andino, mais de 19 mil foram da marca francesa. Dentro do portfólio da Stellantis, a Peugeot é seguida no Chile por seguida por Ram (7.382 unidades), Citroën (6.437 unidades), Opel (3.948 unidades) e Jeep (3.050 veículos).
Voltando ao mercado brasileiro, a Stellantis destaca como pontos fortes neste ano o fato de que novembro foi o melhor mês para a marca Ram em sua história no país, somando 720 emplacamentos.
Já graças ao reforço do C3 em sua gama, a Citroën cresceu 37% em vendas no período de janeiro a novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Já a irmã Peugeot ampliou suas vendas em 51% em igual período, totalizando 39.229 unidades emplacadas, o melhor resultado da marca no mercado brasileiro desde 2014.
Por fim, a Jeep, que conta com representantes em todos as categorias de maior volume no segmento de SUVs aqui no Brasil, alcançou 20,7% de participação na categoria em novembro. Entre os destaques recentes da marca por aqui, vale ressaltar o fato do Compass ter alcançado 400 mil unidades fabricadas em Goiana (PE), número alcançado rapidamente (o modelo foi lançado em 2016), o que comprova a notável aceitação do modelo por aqui.