Stellantis confirma dois híbridos nacionais para 2024 e anuncia investimento

Aporte financeiro será feito para uma nova família e linha de motores a ser feito em Córdoba, na Argentina
Fiat Titano 2025

Fiat Titano 2025 | Imagem: Divulgação

O grupo Stellantis, dono de marcas como Fiat, Peugeot e Ram, anunciou um aporte bilionário em sua fábrica de Córdoba, na Argentina. Serão US$ 385 milhões, cerca de R$ 2,1 bilhão. O montante faz parte do investimento de R$ 32 bilhões que a empresa vai fazer na região até 2030.

Segundo Emanuele Cappellano, COO do grupo, uma nova família de veículos será feita na mesma fábrica onde é feito o Cronos hoje, além de um novo motor. Não se trata, porém, nem de um carro feito sobre a plataforma do sedã e nem sobre a CMP, base que dá origem a diversos modelos das marcas do Stellantis.

A aposta, então, se cai sobre a Titano, que é montada no Uruguai por uma empresa terceirizada, e precisaria de mais espaço para ter mais volume de vendas. Por família, então, entende-se que além da picape da Fiat, saia de lá também a Peugeot Landtrek e a Ram 1200, picapes vendidas em outros mercados sul-americanos.

Ram 1200, versão da Fiat Titano para o mercado mexicano
Ram 1200, versão da Fiat Titano para o mercado mexicano Imagem: Reprodução/Auto Cosmos

Outro fator que levanta essa suspeita foi Cappellano dizer que o motor feito lá também será usado por outras fábricas do grupo. A Ram Rampage, feita em Goiana (PE), já é testada com o motor 2.2 turbodiesel usada pela Titano.

Híbridos nacionais

Além do investimento, o COO da Stellantis confirmou mais três lançamentos para este ano, sendo dois híbridos nacionais. A conta não inclui o Citroën Basalt e o Peugeot 208 reestilizado.

Segundo apuração da revista Autoesporte, os primeiros híbridos nacionais serão os Fiat Pulse e Fastback. A dupla contará com um sistema micro-híbrido de 12V, que consiste em um motor elétrico ligado ao 1.0 turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O objetivo é que este propulsor atue em desacelerações e ajude o motor flex em arrancadas.

As versões de Pulse e Fastback vão se chamar Bio-Hybrid e devem ocupar a posição mais alta na tabela de preços da dupla em suas versões tradicionais, mas abaixo da Abarth.

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Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

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