Stellantis apresenta STLA Frame, nova plataforma para picapes e SUVs eletrificados

Ram e Jeep serão os primeiros modelos da receber a nova arquitetura, de acordo com a fabricante
Nova plataforma da Stellantis para SUVs e picape eletrificadas vai estrear nos modelos da Ram e Jeep

Nova plataforma da Stellantis para SUVs e picape eletrificadas vai estrear nos modelos da Ram e Jeep | Imagem: Divulgação

A Stellantis anuncia a STLA Frame, plataforma projetada para picapes e SUVs de grande porte com carroceria sobre chassi. A novidade suporta motores a combustão, híbridos, hidrogênio, veículos elétricos a bateria (BEV) e com extensor de alcance (REEV).

VEJA TAMBÉM:

 Stellantis usa tática Verstappen e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

Quais são as marcas preferidas dos lojistas? Pesquisa mostra resultado surpreendente

Capacidades e desempenho

A estrutura da STLA Frame foi projetada para proporcionar até 1.100 km de alcance com REEV e 800 km com BEV.

Além disso, possui uma capacidade de carga útil de 1.225 kg e uma capacidade de reboque de 6.350 kg. A plataforma também é capaz de atravessar cursos de água de até 610 mm.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A STLA Frame acomoda motores elétricos duplos (EDMs) nas configurações de tração integral, entregando até 500 kW combinados, e permite aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4,4 segundos em algumas versões.

Tecnologia de recarga

Os veículos das marcas Ram e Jeep serão os primeiros a utilizar a plataforma STLA Frame que adota sistemas elétricos de 400 e 800 volts, compatíveis com carregadores rápidos. No BEV, é possível adicionar cerca de 160 km de autonomia em 10 minutos (350 kW). Para o REEV, a recarga rápida de até 175 kW adiciona 80 km no mesmo tempo.

Além disso, os veículos com STLA Frame terão capacidade de carregamento bidirecional, que pode ser usado para carregar outros dispositivos, alimentar uma casa ou devolver energia à rede elétrica.

A estrutura inclui proteção para a bateria, localizada no centro do chassi. As dimensões da plataforma variam entre 5,48 m e 5,94 m de comprimento, com entre-eixos de 3,14 m a 3,69 m. A bateria refrigerada a líquido varia entre 159 kWh e 200 kWh de capacidade.

As outras plataformas STLA: Medium e Large

Jeep Compass da nova geração terá visual mais arrojado que o atual
Jeep Compass da nova geração terá visual mais arrojado que o atual e terá a nova plataforma STLA Medium
Imagem: Projeção Kleber Silva

Antes da STLA Frame, a Stellantis iniciou sua série de plataformas multienergia com a STLA Medium, lançada em julho de 2023, destinada para veículos de tamanho médio. Logo depois, lançou a STLA Large, revelada em janeiro de 2024. atende a modelos de grande porte. Ambas compartilham tecnologias de propulsão híbrida, elétrica e de combustão interna.

Agora, com a chegada da STLA Frame, a Stellantis visa atender às demandas de picapes e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi.

Outros veículos com tecnologias semelhantes

Ford F150 Lightining
Ford F150 Lightining é outro modelo eletrificado que usa plataforma semelhante à SLTA Frame
Imagem: Divulgação

Embora a tecnologia da STLA Frame seja projetada para atender necessidades específicas de picapes e SUVs de grande porte, outras montadoras também oferecem soluções com características comparáveis.

Ford F-150 Lightning: A Ford está investindo em eletrificação e possui plataformas dedicadas para veículos elétricos. A F-150 Lightning, por exemplo, é uma picape elétrica que oferece características competitivas. Além de recursos como carregamento bidirecional para alimentar dispositivos externos ou residências.

Tesla Cybertruck: Embora a Tesla seja mais conhecida por seus carros de passeio, a empresa lançou uma picape elétrica, a Cybertruck, unindo umdesign futurista com funcionalidades robustas, incluindo alta capacidade de reboque e autonomia, com tecnologia de carregamento rápido.

Rivian R1T: Esta picape elétrica, rival da Tesla Cybertruck tem destaque para tração integral, grande capacidade de carga e recursos off-road.

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.