Stellantis apresenta plataforma elétrica para mais de 700 km de autonomia

Base mecânica será usada em carros médios que podem ter de 4,3 a 4,9 metros de comprimento
Plataforma STLA Medium da Stellantis

Plataforma STLA Medium da Stellantis | Imagem: Divulgação

Os futuros médios elétricos da Stellantis, grupo dono de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, usarão uma nova plataforma revelada nesta quarta-feira (5). Chamada STLA Medium, a base vai ter autonomia superior a de 700 km com uma carga das baterias.

A produção começa neste ano na Europa, mas vai ser fabricada mundialmente com a previsão de 2 milhões de unidades anuais. O grupo tem hoje 26 produtos que se encaixam neste segmento.

A marca promete com a nova arquitetura ter melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km. Outra promessa é a carga de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.

Plataforma STLA Medium da Stellantis
Plataforma STLA Medium da Stellantis
Imagem: Divulgação

Os carros feitos sobre esta nova plataforma poderão ter de 4,3 a 4,9 metros de comprimento e distância entre-eixos variando entre 2,7 e 2,9 metros. A distância do solo poderá ser de até 220 mm, ou seja, poderá suportar SUVs e picapes.

Além da Medium, a família STLA terá a Small, para carros pequenos, Large para grandes e a Frame, que suporta picapes, caso da Ram 1500 REV.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Para o Brasil, o grupo ainda deve utilizar a CMP e a eCMP por um bom tempo. Nesta plataforma são feitos carros como Peugeot 208, Citroën C3 e deve ser utilizada nos futuros Jeep Avenger e o sucessor do Fiat Argo.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023