Hurricane: Stellantis mostra seu substituto para os motores V8 de suas marcas
Propulsor 6 cilindros biturbo promete entregar desempenho de V8 com eficiência 15% superior
Fechando a semana, a Stellantis fez um anúncio importante envolvendo o conjunto mecânico de seus veículos de maior porte e alto desempenho.
Trata-se da introdução do novo motor Hurricane, que chega para ocupar o posto de um dos propulsores mais sofisticados do conglomerado no segmento de alto deslocamento.
Completamente novo, o propulsor tem 6 cilindros em linha e 3 litros, auxiliado por um sistema biturbo de sobrealimentação. A promessa da Stellantis é que o motor recém-desenvolvido será capaz de entregar desempenho digno de V8, mas gastando menos combustível e com 15% mais eficiência.
Construído com um bloco de alumínio, o motor tem cárter de óleo com liga de alumínio estrutural, capas dos mancais principais de aço com parafusos cruzados e virabrequim e bielas feitos com aço forjado. Os dois turbos são de baixa inércia e alto fluxo, cada um sendo responsável por alimentar três cilindros.
Há injeção direta de combustível de alta pressão, função start-stop e diversas outras mudanças para melhorar a eficiência do propulsor.
Segundo a Stellantis, será possível ter diferentes configurações para os turbos do motor.
Para tanto, o Hurricane será oferecido em duas configurações. A Standard Output (SO) deverá entregar por volta de 400 cv e 62 kgfm. A High Output (HO), por sua vez, poderá alcançar 500 cv e torque superando os 65 kgfm.
Em modelos que visam uma melhor economia (SO), o turbo pode ter pressão menor e uma taxa de compressão do motor mais alta, de 10,4:1. Já os carros com foco no desempenho (HO), o turbo tem uma pressão maior e a taxa de compressão do motor é mais baixa, de 9,5:1.
O novo motor Hurricane deve se tornar o principal motor de combustão do grupo Stellantis na América do Norte. Ainda não foram revelados os carros que vão utilizar este motor, mas os primeiros veículos equipados com o novo propulsor serão lançados já em 2022.