Supera 500 km/h: SSC Tuatara bate Bugatti Chiron e é o carro mais veloz do planeta
Recorde de velocidade foi registrado em uma rodovia fechada nos EUA. Esportivo ultrapassou os 500 km/h de velocidade média
A Shelby Super Cars, ou SSC, acaba de quebrar um recorde. Seu esportivo, o Tuatara, se estabeleceu como o carro de produção mais rápido do mundo. Não só desbancou o Bugatti Chiron de seu posto, como o fez em um trecho fechado de uma rodovia pública do estado norte-americano de Nevada, em condições reais.
A longa reta nos EUA permitiu ao SSC Tuatara atingir uma velocidade máxima de 532,7 km/h, o que ocorreu antes de o piloto inglês Oliver Webb retornar para mais uma tentativa. Após voltar, a média computada entre os dois trechos foi de 508,7 km/h. Quando a Bugatti registrou o recorde anterior com o Chiron Super Sport 300+, o carro percorreu apenas um trecho e chegou a 490,4 km/h.
Saiba mais: há 15 anos, Bugatti Veyron passava dos 400 km/h
O SSC Tuatara é originário dos EUA e sua mecânica é composta por um motor 5.9 V8 de virabrequim plano, o que permite atingir rotações mais elevadas com menos vibração. O propulsor é sobrealimentado por duas turbinas. Quando abastecido com E85, mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina oferecida por lá, o carro entrega 1.774 cv de potência.
Webb afirmou em entrevista logo após o recorde ser batido que ainda era possível ir além: “ainda tinha mais velocidade para tirar. Em condições melhores, eu sei que conseguiria ir mais rápido. Mesmo chegando em 532 km/h, o Tuatara continuava ganhando velocidade constantemente, não estava perdendo fôlego. A única coisa que impediu um resultado melhor foram os ventos cruzados na pista”.