Sportage, Niro e o elétrico EV6: as novidades da Kia para 2022 no Brasil
Marca vai renovar portfólio no país com investida na eletrificação
No mesmo evento de lançamento do Stonic no Brasil, os importadores da Kia revelaram os próximos passos da marca em nosso mercado e mais detalhes sobre a estratégia de renovação profunda do portfólio da companhia por aqui.
De acordo com José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, ao menos quatro novidades são esperadas para 2022.
Seguindo firme na eletrificação da gama, o executivo confirmou que estão previstas para o país as novas gerações do Sportage e do Niro, ambos com propulsão híbrida.
Como noticiamos, o Niro completamente atualizado será revelado globalmente no próximo dia 25, portanto vale a pena acompanharmos de perto a apresentação do SUV.
O Sportage Hybrid, por sua vez, fez sua estreia mundial no dia 17 deste mês no Salão de Los Angeles e combina o motor 1.6 turbo a gasolina com um propulsor elétrico de 44 kW para entregar 229 cv (226 hp) de potência combinada.
Em seu catálogo com tração dianteira, o consumo esperado para o Sportage híbrido será de 16,5 km/l, de acordo com as informações reveladas nos EUA. A marca não informa os dados de desempenho, mas adianta que a autonomia do SUV pode superar 800 km.
Elétrico esportivo
Outra novidade prometida pelo principal executivo da Kia no Brasil é o arrojado elétrico EV6, apresentado em outubro deste ano.
Projetado sobre a nova plataforma E-GMP, criada pela marca exclusivamente para veículos elétricos, o EV6 conta com dois motores elétricos para entregar 430 kW de potência (584 cv) e nada menos do que 75,4 kgfm de torque.
O conjunto impulsiona o elétrico de 0 a 100 km/h em excelentes 3,5 segundos e a velocidade máxima é de 260 km/h.
De acordo com Gandini, o EV6 já encontra-se em homologação no Brasil e a previsão é que sua estreia ocorra em maio de 2022.
SUV compacto
Mais uma notícia importante revelada por Gandini é que está nos planos da empresa importar ao Brasil o Seltos, interessante SUV compacto do porte de Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, entre outros.
Segundo Gandini, a ideia é seguir com a homologação do SUV no país para colocá-lo no mercado ao longo de 2022.
Nos EUA, o Kia Seltos é comercializado com as opções de motores 2.0 16V e 1.6 turbo com injeção direta, sendo que um de seus diferenciais relevantes é a oferta de tração integral dependendo da configuração.
Com o motor 1.6 TGDI, o Seltos recebe uma transmissão de dupla embregam com 7 marchas e seu propulsor entrega 177 cv. Já com o 2.0 aspirado, a potência é de 148 cv e a transmissão é a automática CVT. Gandini não adiantou qual será a opção escolhida para o Brasil.