SpaceFox deixa de ser produzida na Argentina
Uma das poucas peruas do mercado teve sua produção suspensa no final do ano passado. Volkswagen vai leiloar linha de montagem neste mês
Perua derivada do compacto Fox, a SpaceFox deixou de ser produzida na Argentina (onde se chama Suran) no final de novembro do ano passado, apesar das negativas da Volkswagen que garantiu que o modelo seguiria vivo em 2019. Porém, o site Argentina Autoblog descobriu que a montadora alemã vai leiloar a linha de montagem do veículo no dia 22 de janeiro, uma prova incontestável do fim do modelo.
A saída de cena da SpaceFox era algo esperado afinal a Volkswagen tem em seu planejamento para os próximos anos uma linha de produtos bem diferente, focada em SUVs e picapes. Na Argentina, onde a perua é montada desde seu lançamento em 2006, será fabricado um novo SUV, o Tarek.
É provável, no entanto, que a Volks ainda ofereça a SpaceFox por algum tempo para esvaziar o estoque do modelo - ela ainda consta da lista de carros no site da marca. Desde o final de 2017, a marca já havia enxugado o portfólio e passado a oferecer apenas uma versão com preço bastante vantajoso. Isso fez com que o veículo voltasse a vender num patamar mais alto – se em 2016 e 2017 apenas 2 mil unidades haviam sido emplacadas, no ano passado a perua passou de 5,6 mil unidades vendidas.
Meio perua, meio minivan
Quando foi lançada, há quase treze anos, a SpaceFox surpreendeu o mercado por ter um projeto híbrido entre perua e minivan. Sua carroceria alta se aproveitou da demanda por carros mais espaçosos na época, mas a configuração de perua oferecia uma dirigibilidade mais apurada que a dos monovolumes concorrentes.
Em 2009, quando recebeu um facelift que elevou seu padrão de qualidade, a perua teve seu recorde de vendas com quase 32 mil unidades. Até 2013, ela ainda possuía uma clientela respeitável e até versão aventureira ganhou, a Space Cross, que durou até 2016.
A chegada do T-Cross, primeiro SUV compacto da Volkswagen, é a senha para que muitos modelos com propostas antigas como o irmão CrossFox saiam de linha. Agora chegou a vez da SpaceFox.