Governo de SP inicia devolução do IPVA 2021 ao público PcD a partir desta terça-feira (27)

Restituição será feita por meio de agências do Banco do Brasil
Governo de SP inicia devolução do IPVA 2021 pago indevidamente pelo público PcD

Governo de SP inicia devolução do IPVA 2021 pago indevidamente pelo público PcD | Imagem: Divulgação

Em julho deste ano, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) questionando a Lei 17.293/2020. 

Desistindo de recorrer da decisão, o Executivo paulista anunciou a devolução dos valores pagos indevidamente pelo público PcD envolvendo o IPVA 2021. 

Segundo informa a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, a restituição dos valores pagos pelos cidadãos PcD terá início a partir desta terça-feira (27). 

Os contribuintes deverão procurar uma agência do Banco do Brasil a partir da data em questão e apresentar documento oficial com foto no guichê de atendimento. 

A isenção, acrescenta a Sefaz-SP, será confirmada pelo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do veículo.

Importante destacar que, para o público PcD afetado pela medida e que também é correntista do Banco do Brasil, será possível solicitar, a partir de 3 de outubro, a opção de autorizar o crédito do valor correspondente à devolução diretamente na conta corrente. 

Reproduzimos abaixo, na íntegra, a nota oficial da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo sobre o assunto: 

O Governo do Estado de São Paulo inicia na terça-feira (27) a devolução do IPVA-PCD relativo ao exercício de 2021. Os interessados são as pessoas com deficiência que, com a aprovação da Lei Estadual 17.293/20, deixaram de se enquadrar nos critérios de isenção do imposto.

Para restituir os valores a que têm direito, a partir de terça-feira (27) os contribuintes beneficiados poderão se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil no Estado de São Paulo e apresentar documento oficial com foto no guichê de atendimento. A isenção será confirmada pelo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do veículo.

Para os proprietários correntistas do Banco do Brasil, a partir de 3 de outubro estará disponível a opção de autorizar o crédito do valor correspondente à devolução diretamente na conta corrente. O serviço será disponibilizado pelo Banco do Brasil, por meio de sua Central de Relacionamento BB. A iniciativa atende determinação de ação judicial.

Tags