Só R$ 75 mil? Fiat Uno Ciao 0km hoje é vendido por menos de quando foi lançado

Em 2021, algumas lojas ofereceram o hatch por R$ 109.990, um ágio de quase 30% do preço de lançamento
Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao | Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Obra do designer Giorgetto Giugiaro, o Fiat Uno surgiu na Europa em 1983 e, no ano  seguinte, ganhou produção nacional. Diferente da versão italiana, a brasileira se diferencia basicamente pelo desenho do capô e da suspensão emprestada do Fiat 147 para aguentar o piso brasileiro. 

VEJA TAMBÉM:

Mas o que realmente ficou marcado no modelo foram as irretocáveis linhas angulares datadas dos anos 1980, mas que foram preservadas até 2013 com o fim de sua produção com direito a versão de despedida Grazie Mille, limitada a 2 mil unidades.

A “marca registrada” serviu de inspiração para a segunda geração, lançada em 2010. Durante o seu projeto, pesquisas apontaram que o consumidor exigia um carro novo, mas como cara de Uno. Surgia assim o novo Uno adotando o conceito do “Round Square” ou quadrado arredondado.

Fiat Uno Ciao
Fiat Uno Ciao tem alguns itens exclusivos como a plaqueta com o número da série limitada e os tons de cinza do interior
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Essa geração foi até 2021 encerrando de vez a trajetória do Uno e que somando as duas gerações, foram quase 4,4 milhões de unidades vendidas. Como é de praxe das montadoras, o carro ganhou uma versão de despedida, a Ciao, limitada a apenas 250 exemplares.

Equipado com o mesmo conjunto motriz da Attractive, o 1.0 Fire EVO de quatro cilindros (75/73 cv) com câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Uno Ciao só veio pintado na cor Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.

Internamente, a principal diferença está no revestimento escurecido do teto, bancos e forrações de portas exclusivos, apoio de braço para o motorista, e, naturalmente , uma plaqueta numerada identificando uma das 250 unidades fabricadas do modelo.

Entre os itens de série, a edição de despedida vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, rádio bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricas, porta-objetos superior com retrovisor central adicional e limpador e desembaçador do vidro traseiro.


Qual é o Uno mais novo do Brasil?

Fiat Uno Ciao
Repare na inscrição Uno com as cores da bandeira da Itália e no discreto defletor de ar pintado de preto brilhante
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Na época, o Ciao custava R$ 84.990, mas, algumas lojas chegaram a cobrar ágio de quase 30%, saltando para inacreditáveis R$ 109.990. Como consequência, isso trouxe o encalhe de algumas unidades, disponíveis até hoje.

Prestes a se tornar um futuro colecionável, encontramos uma raridade zero-quilômetro no site do Reginaldo de Campinas, mais precisamente a de número 177/250. Ostenta só 16 km e possui até a etiqueta dos amortecedores com a logomarca da Cofap e divisão de peças Mopar. O valor pedido pela raridade é de R$ 75 mil.

Coincidentemente, encontramos outra unidade com 16 km do Uno Ciao (176/250) à venda na concessionária paulistana FMS Automóveis e, assim como a primeira, já está emplacada e com todos os documentos em dia, pronto para rodar! A pedida é de R$ 70 mil.

Na loja multimarcas LO Automóveis, de Itajubá, MG, achamos um exemplar por R$ 90 mil. É o de número 248/250, ou seja, o antepenúltimo fabricado que, segundo o anunciante, cita ser zero-quilômetro  - ostenta apenas 11 km - mantendo até mesmo os plásticos originais nos bancos. 

Alguns modelos novos saem na casa dos  R$ 75 mil,  nada fora da realidade nos tempos de hoje. Comparando ao preço de um popular zero-quilômetro 2024 com opcionais (Renault Kwid Zen e Fiat Mobi Like, vendidos a R$ 69.990), é justo para você pagar essa quantia por um Uno novo?

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fiat Uno Ciao

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.