Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Só Fiat ainda insiste com o câmbio automatizado

Sistema de embreagem robotizada, que finge ser uma transmissão automática, deixará de ser oferecido pela Volkswagen e Renault

Longe de se tratar de algo visionário, mas essa coluna já decretava a morte do câmbio automatizado nove meses atrás. Trata-se sim de uma constatação e não de uma bola de cristal. O sistema já mostrou que não vale o que custa, mas algumas montadoras ainda insistem em oferecê-lo, certamente por não terem uma opção melhor a curto prazo.

É o caso da Fiat, que passará a ser a única montadora a ter esse equipamento à venda no Brasil em breve já que a Volkswagen e a Renault estão prestes a extinguir o câmbio automatizado de seus portfólios.

Segundo informações obtidas pelo site iCarros, a linha 2020 do compacto up! perderá a versão Move I-Motion, única que ainda restava em linha. Gol, Voyage e Fox, por exemplo, já aboliram esse item, trocado por uma transmissão automática autêntica no caso dos dois.

Já a Renault, embora tivesse retirado a embreagem robotizada do Sandero e do Logan no ano passado ainda manteve a oferta no Sandero Stepway. A versão, no entanto, saiu de cena, como adiantou o site Autos Segredos que confirmou o fim do câmbio Easy’R no Brasil. A razão é bastante natural: a montadora prepara um novo conjunto propulsor para seus compactos que contarão com câmbio CVT, cada vez mais popular por sua economia e bom funcionamento.

Fiat Cronos 2019
interior do sedan Cronos: Fiat também deve desistir do câmbio automatizado
Imagem: Divulgação

Nome novo, ruim como antes

A Fiat também migrará para uma transmissão automática convencional em breve, como já fez em modelos mais potentes e caros, mas enquanto isso não ocorre o jeito é manter o sistema automatizado à venda.

A marca até tentou emplacar o equipamento ao buscar melhorar seu funcionamento, mas o resultado foi pífio. Ao menos para dar um ar de novidade para ele, a Fiat o rebatizou de “Dualogic” para “GSR”, mas nem isso resolveu.

Ainda assim o Mobi, o Argo e o sedan Cronos continuam com versões automatizadas, mas com vendas declinantes (veja abaixo). Espera-se que não por muito mais tempo, para o conforto de seus clientes.

Vendas de carros com câmbio automatizado

Cãmbio automatizado tem menos interessados com o passar do tempo

Autoo

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%