Só Fiat ainda insiste com o câmbio automatizado
Sistema de embreagem robotizada, que finge ser uma transmissão automática, deixará de ser oferecido pela Volkswagen e Renault
Longe de se tratar de algo visionário, mas essa coluna já decretava a morte do câmbio automatizado nove meses atrás. Trata-se sim de uma constatação e não de uma bola de cristal. O sistema já mostrou que não vale o que custa, mas algumas montadoras ainda insistem em oferecê-lo, certamente por não terem uma opção melhor a curto prazo.
É o caso da Fiat, que passará a ser a única montadora a ter esse equipamento à venda no Brasil em breve já que a Volkswagen e a Renault estão prestes a extinguir o câmbio automatizado de seus portfólios.
Segundo informações obtidas pelo site iCarros, a linha 2020 do compacto up! perderá a versão Move I-Motion, única que ainda restava em linha. Gol, Voyage e Fox, por exemplo, já aboliram esse item, trocado por uma transmissão automática autêntica no caso dos dois.
Já a Renault, embora tivesse retirado a embreagem robotizada do Sandero e do Logan no ano passado ainda manteve a oferta no Sandero Stepway. A versão, no entanto, saiu de cena, como adiantou o site Autos Segredos que confirmou o fim do câmbio Easy’R no Brasil. A razão é bastante natural: a montadora prepara um novo conjunto propulsor para seus compactos que contarão com câmbio CVT, cada vez mais popular por sua economia e bom funcionamento.
Nome novo, ruim como antes
A Fiat também migrará para uma transmissão automática convencional em breve, como já fez em modelos mais potentes e caros, mas enquanto isso não ocorre o jeito é manter o sistema automatizado à venda.
A marca até tentou emplacar o equipamento ao buscar melhorar seu funcionamento, mas o resultado foi pífio. Ao menos para dar um ar de novidade para ele, a Fiat o rebatizou de “Dualogic” para “GSR”, mas nem isso resolveu.
Ainda assim o Mobi, o Argo e o sedan Cronos continuam com versões automatizadas, mas com vendas declinantes (veja abaixo). Espera-se que não por muito mais tempo, para o conforto de seus clientes.
Cãmbio automatizado tem menos interessados com o passar do tempo
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024