Smart Forfour pode voltar pela Renault
Daimler negocia com montadora francesa produção conjunta do compacto

Smart Forfour | Imagem: Daimler
Vejam como a maré muda repentinamente. Não faz muito tempo que a Smart estava numa situação ruim na Europa, com vendas em queda e vários projetos sendo descontinuados. A marca de carros urbanos da Daimler, no entanto, viu a luz no final do túnel depois das crises financeiras e do petróleo.
Hoje o Fortwo é um carro desejado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, onde tem status de veículo antenado com as questões ambientais. Mas apenas o modelo de dois lugares havia sobrevivido ao terremoto de alguns anos – os Smart maiores como o Forfour e o cabrio acabaram sucubindo.
Pois agora a Daimler planeja uma nova geração do Forfour que, como diz o nome, leva quatro pessoas. Como da primeira vez, a montadora alemã não quer desenvolver um carro do zero – na época, o Smart usava plataforma da Mitsubishi.
A ideia é firmar uma parceria com a Renault, marca com grande conhecimento de carros compactos. A base do Twingo ou mesmo do Clio poderá servir no novo projeto, segundo comentou a Daimler ao jornal alemão Der Spiegel. Só não se sabe se a Renault aproveitaria para criar uma versão sua também.