Sistema paralisa carros e motos com ondas de rádio
Instrumento poderá ser usado por policiais para parar suspeitos em perseguições
O bandido está dirigindo um carro em fuga e em alta velocidade, quando passa por um automóvel da polícia estacionado. O policial acelera forte, sai em perseguição, abre a janela e atira. Mas, ao invés de uma bala de revólver, o disparo lança ondas de rádio em uma frequência especial que desliga o carro, pondo um fim à fuga desenfreada e aos atos criminosos do infrator.
O que parece ter saído de um filme de ficção científica poderá ser realidade em breve. Segundo o jornal BBC News, dispositivos que desligam motores de carros apenas com pulsos de ondas de rádio já estão em desenvolvimento.
Segundo a publicação, a companhia inglesa E2V mostrou um protótipo capaz de parar carros e outros tipos de veículos por meio de ondas eletromagnéticas. A arma não letal ainda está em fase de testes, mas as demonstrações com os carros e as motocicletas foram realizadas com sucesso, apesar de terem sido feitas em baixas velocidades.
O dispositivo basicamente confunde os equipamentos eletrônicos do veículo, criando uma pane em distâncias de até 50 metros. Apesar da praticidade, a segurança da ação ainda é posta em xeque. Afinal, desligar o motor de um carro ou de uma motocicleta em movimento pode ser bastante perigoso.
Veja também: Polícia de Dubai agora tem McLaren como nova viatura
Mas, segundo os criadores do projeto, ainda são mais seguros do que os métodos convencionais, que usam uma esteira de pregos para furar os pneus, por exemplo, entre outros artefatos.
Só não espere que o dispositivo que emite as ondas de rádio funcione em carros antigos (pela falta de equipamentos eletrônicos nestes veículos). O provável é que aquele Ford Escort 1992 ou aquela Volkswagen Variant passem pelo dispositivo sem nem perceberem nada.