Sistema de compartilhamento de carros elétricos surge na China
Vending machine em forma de prédio-garagem cobra R$ 8 por hora pelo aluguel dos veículos

O carrinho leva até duas pessoas | Imagem: divulgação
Começou a funcionar em Hangzhou, na China, uma espécie de vending machine avançada, como de refrigerante e snacks, para interessados em alugar um carro elétrico para curtos trajetos. A iniciativa foi lançada pela Kandi Technologies, marca chinesa especializada na fabricação de veículos elétricos.
A máquina (um prédio garagem) funciona de forma automática e cobra R$ 8 por hora que o veículo for utilizado. Para retirar o carro basta fazer o pagamento com cartão de crédito e sair dirigindo. Depois é só entregar o veículo na mesma garagem ou em outro ponto pela cidade.
Veja mais: Carro chinês híbrido percorre 62,5 km com apenas um litro de gasolina
O carro oferecido pelo sistema é o Kandi KD-08, um subcompacto com porte semelhante ao do Smart Fortwo e também capaz de levar apenas duas pessoas. Segundo o fabricante, o veículo tem autonomia de 50 km e as baterias podem ser recarregadas na rede elétrica convencional. Mais adiante a empresa quer criar um sistema de troca de baterias, facilitando o reabastecimento elétrico, que é demorado.
O objetivo da empresa é expandir o projeto para outras grandes cidades da China, como Xangai e Pequim, aumentando a frota para 100 mil carros e construindo até 750 garagens automáticas. Até março, 50 pontos devem estar funcionando pelo país.