Símbolo do luxo, Rolls-Royce Phantom estreia sua oitava geração
Modelo, lançado há mais de 90 anos, inaugura novidades importantes para a marca inglesa
Quem nunca ouviu falar da Rolls-Royce e sua ligação automática com o mundo do alto luxo, não é mesmo? Um dos grandes responsáveis por esse legado é o Phantom, um dos princiais modelos da marca inglesa e que celebra uma tradição de mais de 92 anos de produção.
Mexer com um modelo como o Phantom não é fácil, mas mesmo uma marca aristocrática e fortemente ligada às tradições como é o caso da Rolls-Royce precisa manter seus produtos atualizados. Com isso, a fabricante revelou ao mundo a oitava geração do sedã grande, que traz consigo uma série de novidades para a marca.
A primeira delas é que coube ao novo Phantom estrear a nova plataforma que dará sustenção aos próximos modelos da Rolls-Royce (inclusive um SUV há muito tempo cogitado pela imprensa especializada europeia). Como não poderia ser diferente, essa nova plataforma recebe o nome de “Arquitetura do Luxo” e traz consigo um novo posicionamento e a diretriz que a Rolls-Royce seguirá nos próximos anos.
Segundo a empresa, enquanto as fabricantes mais generalistas buscam economizar custos enxugando o número de plataformas disponíveis ou até mesmo trocando soluções entre si, a Rolls-Royce acredita que o caminho para a empresa nos próximos anos – bem como para o segmento de alto luxo – reside na produção em escala cada vez mais restrita, porém entregando automóveis mais nobres na mesma medida.
“Cada um de nossos clientes é um conhecedor do luxo em seu extremo e eles nos pedem algo mais exclusivo a cada um deles e não menos do que isso. E nossa posição é inflexível sobre o que eles devem receber”, explica Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars.
Com isso, a nova “Arquitetura do Luxo” que estreia na oitava geração do Phantom usa uma concepção spaceframe totalmente de alumínio, que permite um ganho de 30% na rigidez torcional sobre a sétima geração do Phantom, o que melhora o conforto acústico e de rodagem, o conforto dos bancos, dentre outros atributos. Ainda segundo a Rolls-Royce, a nova plataforma ainda colabora com um ganho no espaço interno e pode se adaptar, no futuro, a receber diversas opções de propulsão, sistemas de controle de carroceria, dentre outros recursos.
Um ponto que merece destaque no novo Rolls-Royce Phantom é que a marca alega obter com ele o título de “carro mais silecioso do mundo”. Além dos benefícios da nova plataforma, a marca investiu 130 kg de material para isolamento acústico da cabine, janelas com revestimento de 6 mm de dupla camada e o amplo uso de juntas de alumínio fundido tudo para isolar ao máximo a cabine dos ruídos externos.
Claro que para isso o motor também conta com um papel fundamental, e o novo Phantom estreia uma nova unidade potência. A partir de agora entra em cena um novo motor 6.7 V12 biturbo, que entrega altíssimo torque em baixas rotações para colaborar com o silêncio a bordo. Segundo os dados da Rolls-Royce estamos falando de impressionantes 91,7 kgfm disponíveis a baixos 1.700 rpm! A potência também não foi deixada de lado e atinge 563 cv. Tudo isso é controlado pela transmissão automática ZF com 8 marchas.
A questão do silêncio a bordo mostrou-se tão importante para a Rolls-Royce que os pneus receberam uma atenção muito especial. Em conjunto com sua fornecedora, a fabricante criou um “selo do silêncio” para cada pneu, no caso uma camada de espuma que é colocada na parte interna e permite, sozinha, um ganho de 9 dB nas médias de ruído.
De acordo com testes da Rolls-Royce, a oitava geração do Phantom entrega uma cabine 10% mais silenciosa trafegando a 100 km/h do que o antecessor.
A Rolls-Royce também destaca que o novo Phantom é o mais avançado modelo produzido pela marca tecnologicamente falando. Motorista, ou melhor, o chofer e passageiros encontram a disposição recursos como visão panorâmica ao redor do carro, sistemas de visão noturna e até mesmo sobre o que se passa no helicóptero do proprietário do carro (!), alerta de colisão, controlador de velocidade adaptativo, central multimídia com ponto de internet Wi-Fi, head-up display de última geração, dentre outros recursos.