SF90 Stradale: a Ferrari mais potente de todos os tempos

Híbrida e com preço na casa de R$ 2,7 milhões, nova Ferrari terá um 3.9 V8 e três motores elétricos
Ferrari SF90 Stradale 2019

Ferrari SF90 Stradale 2019 | Imagem: Divulgação

Classificada como um "marco na história da Ferrari", nas palavras da fabricante, a SF90 Stradale foi revelada nesta semana e, de fato, chega para fazer história. Agrupando o aclamado motor 3.9 V8 biturbo de 780 cv de potência com outros três motores elétricos, a nova Ferrari torna-se o modelo de rua mais potente já produzido pela marca, com uma potência combinada de 1.000 cv. 

A potência total supera a da LaFerrari (963 cv) e a SF90 Stradale ainda tem uma vantagem do ponto de vista da eficiência e redução na emissão de poluentes: será possível carregar a bateria do sistema híbrido e rodar por cerca de 25 km apenas com os motores elétricos, desde que respeitando o limite de 135 km/h de velocidade. Segundo a Ferrari, os 780 cv do motor V8 fazem dele o propulsor 8 cilindros de maior potência já colocado pela Ferrari em um modelo de rua. 

Com o conjunto híbrido a pleno funcionamento e todos os motores atuando de forma combinada, a Ferrari declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em arrasadores 2,5 segundos. O 0 a 200 km/h, ainda de acordo com a Ferrari, é feito em 6,7 segundos. A marca também garante que a transmissão de dupla embreagem com 8 marchas entrega trocas até 30% mais rápidas, o que ajuda a extrair um desempenho ainda melhor do conjunto híbrido. A velocidade máxima fica em 341 km/h. 

A marca garante que um dos motores elétricos é parecido ao sistema utilizado na Fórmula 1 e está fixado entre o motor principal a combustão e o câmbio no eixo traseiro. Já os dois restantes ficam acoplados às rodas dianteiras. Com isso, a Ferrari SF90 Stradale é o primeiro esportivo da marca a contar com tração integral, algo, explica a Ferrari, necessário para controlar a potência extrema do novo modelo.  

O nome SF90 significa Scuderia Ferrari e o 90 remete aos 90 anos da marca. Esse é o mesmo nome utilizado no bólido da Fórmula 1 este ano.

A engenharia da fabricante alega que o carro foi projetado para ter 390 quilos de downforce a 250 km/h (a força aerodinâmico aplicada ao carro para que ele permaneça com as rodas no chão).

A dianteira tem desenho único e não é comparado com nenhum outro modelo da Ferrari. A assinatura de LED é nova e os faróis são retilíneos. Segundo estimativas, a novidade pode chegar a custar 600 mil euros, o equivalente a R$ 2,7 milhões. Confira mais detalhes na galeria de fotos abaixo ou clique na foto principal que ilustra a notícia logo acima do texto para acessar as imagens em tamanho ampliado. 

 
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
Ferrari SF90 Stradale 2019
Ferrari SF90 Stradale 2019
 
 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país