Seu por R$ 42 mil: Fiat Mobi usado é para fazer dinheiro como motorista de aplicativo
Assim como o Renault Kwid, ele está entre os subcompactos para usar no dia a dia sem gastar muito dinheiro
O Fiat Mobi surgiu em 2016 com motor de quatro cilindros Fire 1.0 flex (75/73 cv e torque de 9,9/9,5 kgfm) e câmbio manual de cinco marchas. Logo quando foi lançado, começou a ser vendido em seis versões. A mais em conta era a Easy, que vinha com banco traseiro bipartido e retrovisores manuais.
VEJA TAMBÉM:
- Guia de Compra: VW Gol automático oferece ótimo custo-benefício
- Conheça 5 carros usados, por até R$ 50 mil, com controle de estabilidade
Em seguida, vinha a Easy On, com ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do volante e rodas aro 14; Like: vidros e travas elétricas, computador de bordo, chave telecomando, limpador e desembaçador traseiro. Havia também a Like On, co faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista, retrovisores elétricos, entre outros itens.
E para quem buscava uma pegada aventureira tinha as versões Way e Way on, com barras longitudinais de teto, molduras nas caixas das rodas e suspensões mais elevadas. Mais tarde veio a direção elétrica que substitui a hidráulica e o motor Firefly 1.0 tricilíndrico com melhor desempenho: 77/72 cv e 10,9/10,4 kgfm e menor consumo: 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (etanol) e 13,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada (gasolina), segundo o Inmetro.
O câmbio automatizado de cinco marchas surgiu em 2017 (como linha 2018) na versão Drive GSR e as variantes Like On, Easy On e Way On deixaram de ser oferecidas.Até 2023, o hatch da Fiat passou por poucas mudanças como a estreia da versão Easy Comfort, as séries especiais Way Extreme e Velocity em 2018, a aventureira Trekking e a saída da Easy e, por fim, a adequação do motor para ser aprovado no Proconve L7.
Assim, O Mobi ficou menos com menos potência e torque (74/71 cv e 9,7/9,3 kgfm) e mais econômico (9,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada - etanol e 14,2/15,5 km/l - gasolina).
PONTOS QUE MERECEM A ATENÇÃO
1- Vazamento de água
Não foi apenas um caso isolado. Alguns donos reclamam de infiltração de água que se origina pela fissura entre a coluna e o parabrisa e que se concentra no carpete, gerando um forte odor desagradável. Alguns dos casos, inclusive, já foram reportados no site Reclame Aqui.
2- Direção com barulho
Outra reclamação recorrente é da direção hidráulica em unidades com baixa quilometragem. Em nossas consultas ao site Reclame Aqui, encontramos mais de um cliente insatisfeito que afirma o problema aparecer precocemente. Um deles cita barulho forte vindo da caixa da direção e o outro reclama da rigidez durante as manobras, problemas estes que não foram resolvidos, segundo os clientes.
3- Injeção eletrônica
Em modelos com baixa quilometragem também foram diagnosticados problemas com o sistema da injeção eletrônica, conforme os casos relatados em sites, fóruns relacionados ao carro. No site do Reclame Aqui, que também teve mais de um dono de Mobi reclamando, há relatos de falhas que provocaram o baixo desempenho e, no mais crítico dos casos, o apagão do motor. Vale salientar que a maioria destes problemas foi resolvido.
4-Ruídos
Como todo carro popular, o excesso de plástico faz parte do acabamento por motivos óbvios de redução de custos na produção. Porém, o problema maior são os ruídos excessivos em exemplares pouco rodados. No site Reclame Aqui há alguns casos de unidades com 15 mil km e que apresentam vários barulhos internos, originados de forrações de portas e painel.
5-Recalls
Fique esperto se a unidade que está comprando já passou por alguns dos vários recalls para substituição da caixa de marchas, bobina de ignição, chaves de seta, relés dos sistema de ignição e injeção, sensor de seleção das marchas, eixo da coluna de direção, interruptor das luzes de freio, retrovisores externos, batentes das portas traseiras e tubulação de combustível.
MELHORES E PIORES VERSÕES PARA COMPRAR
O Mobi causou estranheza com seu visual polêmico e ainda causa. Mas pensemos racionalmente. Ele tem muitas qualidades e ainda pode ser um bom aliado para você que está querendo o primeiro carro sem gastar muito ou comprá-lo para trabalhar como motorista de aplicativo, por exemplo.
Neste caso, as melhores opções são as equipadas com direção hidráulica ou elétrica e ar-condicionado, naturalmente, que trazem mais conforto e são melhores de revenda. Falando em conforto, a versão Drive GSR com câmbio automatizado é uma evolução dos temidos Dualogic. Apesar de trazer mais conforto, eles exigem mais manutenção. Outra dica é optar pelas versões equipadas com motor Firefly de três cilindros, que são mais potentes e econômicas que as que vêm com o antigo Fire, de quatro cilindros.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter