Serviço: saiba como escolher uma oficina
CESVI Brasil oferece dicas para uma das tarefas mais importantes na hora de realizar a manutenção do seu carro
Eis um momento em que muita gente se vê perdido na hora que a necessidade surge: como escolher a melhor oficina mecânica para levar seu carro?
Muitas vezes você acaba indo até algum estabelecimento pela proximidade com sua residência ou trabalho ou até mesmo pela indicação de amigos e familiares. Contudo, se você não tem referência, o CESVI Brasil, empresa especializada na experimentação e segurança viária, preparou algumas dicas interessantes que podem ajudá-lo (a). Confira:
Legalidade
Uma das evidências de uma boa oficina começa com a questão legal: ela tem alvará de funcionamento da Prefeitura? Tem atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros? Possui licença ambiental de operação? Todos esses documentos devem estar expostos e com fácil visualização para os clientes.
Atendimento
Uma boa oficina oferece um atendimento adequado ao cliente, com condições apropriadas de conforto: recepção com sanitário exclusivo para clientes próximo da sala de espera, oferta de água e café, instalações apropriadas para os peritos de seguradoras.
Certificados e treinamento
Em cumprimento à lei 15.297 de 2014, que dispõe sobre as normas básicas das oficinas de reparação, o responsável pela oficina deve comprovar sua capacitação técnica por meio de certificado e treinamento técnico realizado pela empresa.
Qualificação técnica
Verifique se a oficina possui certificações técnicas ou atestados de qualidade, que geralmente abrangem os processos e equipamentos usados.
Serviços oferecidos
Certifique-se de que a oficina tem total autonomia em todos os serviços que se dispõe a exercer e, nos serviços terceirizados, se ela exige o mesmo padrão de qualidade do serviço próprio. Um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no veículo quando for apresentado o orçamento, esclarecendo todas as dúvidas. Também é importante, antes de tudo, verificar as condições do CNPJ da oficina. Ela deve apresentar nota fiscal descriminando todo o serviço realizado no veículo, bem como as peças substituídas.
Garantia
Confira se a oficina menciona ou apresenta certificado de garantia dos serviços prestados (de 30 a 90 dias).
Infraestrutura
Veja se há boa conservação do imóvel, bom estado de limpeza, boa organização, localização e acesso facilitado à oficina. O ambiente deve ser agradável, organizado e bem iluminado. Equipamentos e ferramentas devem estar em lugares específicos, assim como as peças e os demais materiais.
Equipamentos
Dependendo dos serviços prestados pela oficina (funilaria, pintura), existem alguns equipamentos que são fundamentais. Você pode pedir uma explicação dos métodos e processos envolvidos no reparo do seu carro. Com uma breve apresentação do proprietário, você poderá saber se a oficina conta com equipamentos adequados, como solda ponto, bancada de estiramento, solda MIG/MAG e cabine de pintura de pressão positiva (estufa).
Busque referências
É sempre bom pedir indicações de um amigo ou parente que já tenha precisado de algum trabalho de funilaria e pintura. Porém, vale a pena buscar referências de órgãos e empresas certificadoras e que atestam capacitação, como o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e o próprio CESVI Brasil.