Será que volta? Designer imagina uma nova geração para o Fiat Punto
Hatch compacto premium conquistou uma boa parcela de clientes dentro do segmento
Com uma trajetória de 10 anos no mercado brasileiro, entre 2007 e 2017, o Fiat Punto conquistou um relativo sucesso na categoria de hatches compactos premium, tendo com um de seus rivais diretos o VW Polo.
Posicionado à época entre o Palio e haches médios como Stilo e Bravo, o Punto tinha como pontos fortes a excelente ergonomia, a posição de dirigir envolvente e o elogiável comportamento dinâmico.
Quando chegou ao mercado, o compacto deixava a desejar em termos de performance em sua configuração de entrada com motor 1.4 8V, mas ganhou vida nova com a inclusão dos propulsores 1.6 16V e 1.8 16V E.torQ. Em sua gama, uma versão emblemática foi a esportiva T-Jet, que contava com o apimentado 1.4 turbo sob o capô.
Podemos dizer que o Punto é um modelo que deixou saudade, sobretudo em quem buscava um modelo mais refinado em relação aos hatches de entrada e ainda não conseguia alcançar, ou nem precisava do tamanho superior, dos hatches médios.
Enquanto a Volkswagen conseguiu reviver o Polo no Brasil com uma geração alinhada com a Europa, a Fiat, até então, não havia sinalizado qualquer proposta de resgatar o Punto em seus planos.
Contudo, com o avanço da Stellantis, empresa resultante da fusão entre Fiat Chrysler e Peugeot S.A., o compartilhamento de plataformas e tecnologias entre as duas empresas pode tornar viável para a Fiat a criação de um novo hatch com uma receita bem próxima ao que encontrávamos no Punto nacional.
A Fiat, inclusive, já demonstrou sinais de que seus futuros compactos serão baseados na moderna arquitetura CMP da Peugeot. Já preparada para conjuntos propulsores eletrificados, a CMP inclusive será nacionalizada pela Peugeot e já dá vida ao projeto do novo 208 produzido na Argentina.
Olhando para o mercado brasileiro, é fato que hoje em dia o Argo é um modelo que transita muito bem na faixa de mercado deixada pelo Palio e o Punto, sendo que é muito mais provável que um novo compacto premium da Fiat seja destinado ao mercado europeu. Mesmo assim, a predileção do público global por SUVs talvez faça a marca italiana considerar a real necessidade de investir em um hatch atualmente.
É fato que, na Europa, a categoria dos compactos premium segue bastante ativa, contando com representantes como o já citado Polo, além do Ford Fiesta, Toyota Yaris em sua mais nova geração, entre outros produtos.
E você, acha que um novo Punto faria sentido? Valeria a Fiat investir em um hatch acima do Argo por aqui? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!