Será que a Chevrolet S10 renovada vai voltar a encostar nas vendas da Hilux?

Picape da Toyota é a líder de vendas do segmento de modelos médios, com boa vantagem
Ilustração artística de Kleber Silva para a futura Chevrolet S10 2025

Ilustração artística de Kleber Silva para a futura Chevrolet S10 2025 | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

A GM vai lançar a versão renovada da picape média S10 em abril. Já sabemos que o utilitário terá linhas inspiradas nas da Colorado vendida no mercado norte-americano e uma série de novidades no interior. De acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o modelo da Chevrolet está em terceiro lugar no ranking do segmento, com 3.650 unidades vendidas no primeiro bimestre de 2024.

VEJA TAMBÉM:

Na frente do modelo da GM está a Ford Ranger, importada da Argentina, com 3.786 unidades e a líder no terreno das picapes médias no Brasil é a Toyota Hilux, também trazida do país vizinho, com 6.713 unidades  vendidas em janeiro e fevereiro de 2024. Portanto, será preciso que a S10 renovada caia mesmo no gosto do mercado para poder alcançar a rival da marca japonesa. 

O segmento de picapes médias costuma ter um público fiel. E para o cliente da Toyota ou da Ford ser convencido para mudar para a GM o argumento precisa ser bem forte. Isso pode acontecer se a novidade que chegará às lojas no mês que vem tiver algo de extraordinário. E não parece ser o que acontecerá, já que a S10 receberá apenas uma renovação da geração lançada em fevereiro de 2012. 

No interior reunirá uma série de mudanças

Interior da Chevrolet S10 renovada vai receber nova central multimídia e cluster digital nas versões mais equipadas
Chevrolet S10 renovada vai receber nova central multimídia e cluster digital nas versões mais equipadas
Imagem: Divulgação

As mudanças ficarão por conta de uma reestilização com base da Colorado norte-americana, o que incluírá uma nova frente com novos faróis, grade frontal, capô, entre outros itens. Na traseira, as alterações serão discretas, resumindo-se à inclusão de novos detalhes nas lanternas, bem como na tampa da caçamba e no para-choque. 

Por dentro, a Chevrolet S10 terá central multomídia atualizada e, nas versões mais equipadas, passará a ter cluster digital. Como as picapes médias já estão se aproximando dos utilitários esportivos de luxo, a GM vai incluir nova padronagem de acabamento e um painel redesenhado, além de um novo volante multifuncional.

Mas o conjunto mecânico terá comp única novidade o cambio automático de oito marchas, também vindo da Colorado vendida na América do Norte. Os motores receberão apenas novos ajustes. Portanto, continará sendo o 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque a 2.000 rpm que funciona com tração 4x4 com reduzida. 

Em contrapartida, a líder do segmento, a Toyota Hilux, passará a contar com um conjunto híbrido leve a partir de 2025, que o tornará mais eficiente. Espera-se uma economia entre 6,6% e 10% no consumo, conforme a versão. Aliás, esse os sistemas híbridos  vão passar a ser cada vez mais comum nas picapes e já está previsto para ser empregado no novo modelo baseado no protótipo Renault Niagara e, também, na versão da Nissan.

Pelo visto, as mudanças na Chevrolet S10 serão bem-vindas, mas não parecem que vão causar rebuliço. As rivais Hilux a Ranger são fortes e de concepção mais moderna, além de terem recursos de última geração. No caso do modelo da Ford, há central multimídia com  tela na vertical e sistemas de segurança que ajudam a rebocar trailers, entre outros.  Porém, resta apenas aguardar para conferir como vai reagir o mercado.  

Ilustração artística de Kleber Silva para a futura Chevrolet S10 2025
Ilustração artística de Kleber Silva para a futura Chevrolet S10 2025
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana