Será que a Chevrolet S10 renovada vai voltar a encostar nas vendas da Hilux?
Picape da Toyota é a líder de vendas do segmento de modelos médios, com boa vantagem
A GM vai lançar a versão renovada da picape média S10 em abril. Já sabemos que o utilitário terá linhas inspiradas nas da Colorado vendida no mercado norte-americano e uma série de novidades no interior. De acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o modelo da Chevrolet está em terceiro lugar no ranking do segmento, com 3.650 unidades vendidas no primeiro bimestre de 2024.
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Na frente do modelo da GM está a Ford Ranger, importada da Argentina, com 3.786 unidades e a líder no terreno das picapes médias no Brasil é a Toyota Hilux, também trazida do país vizinho, com 6.713 unidades vendidas em janeiro e fevereiro de 2024. Portanto, será preciso que a S10 renovada caia mesmo no gosto do mercado para poder alcançar a rival da marca japonesa.
O segmento de picapes médias costuma ter um público fiel. E para o cliente da Toyota ou da Ford ser convencido para mudar para a GM o argumento precisa ser bem forte. Isso pode acontecer se a novidade que chegará às lojas no mês que vem tiver algo de extraordinário. E não parece ser o que acontecerá, já que a S10 receberá apenas uma renovação da geração lançada em fevereiro de 2012.
No interior reunirá uma série de mudanças
As mudanças ficarão por conta de uma reestilização com base da Colorado norte-americana, o que incluírá uma nova frente com novos faróis, grade frontal, capô, entre outros itens. Na traseira, as alterações serão discretas, resumindo-se à inclusão de novos detalhes nas lanternas, bem como na tampa da caçamba e no para-choque.
Por dentro, a Chevrolet S10 terá central multomídia atualizada e, nas versões mais equipadas, passará a ter cluster digital. Como as picapes médias já estão se aproximando dos utilitários esportivos de luxo, a GM vai incluir nova padronagem de acabamento e um painel redesenhado, além de um novo volante multifuncional.
Mas o conjunto mecânico terá comp única novidade o cambio automático de oito marchas, também vindo da Colorado vendida na América do Norte. Os motores receberão apenas novos ajustes. Portanto, continará sendo o 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque a 2.000 rpm que funciona com tração 4x4 com reduzida.
Em contrapartida, a líder do segmento, a Toyota Hilux, passará a contar com um conjunto híbrido leve a partir de 2025, que o tornará mais eficiente. Espera-se uma economia entre 6,6% e 10% no consumo, conforme a versão. Aliás, esse os sistemas híbridos vão passar a ser cada vez mais comum nas picapes e já está previsto para ser empregado no novo modelo baseado no protótipo Renault Niagara e, também, na versão da Nissan.
Pelo visto, as mudanças na Chevrolet S10 serão bem-vindas, mas não parecem que vão causar rebuliço. As rivais Hilux a Ranger são fortes e de concepção mais moderna, além de terem recursos de última geração. No caso do modelo da Ford, há central multimídia com tela na vertical e sistemas de segurança que ajudam a rebocar trailers, entre outros. Porém, resta apenas aguardar para conferir como vai reagir o mercado.
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