Sem Yaris Sedan, como fica o mercado de sedãs compactos; confira análise
Aos poucos, segmento também vai dando lugar aos crossovers, abaixo dos SUVs compactos
O fim do Toyota Yaris Sedan no Brasil é mais um sinal de que o segmento de sedãs compactos está em declínio e tende a ser substituído pelo dos crossovers, os hatches com jeito de SUVs e do qual hoje fazem parte modelos como Renault Kardian, Fiat Pulse e companhia. Além deles, outras novidades estão a caminho.
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A última leva do Yaris Sedan que a Toyota tem no estoque está indo para serem alugados pelo Kinto, o serviço de mobilidade da marca. Em torno de 70% dos emplacamentos do modelo foram feitos por venda direta, principalmente locadoras. A saída do sedã coincide com o início da produção pré-série do Yaris Cross.
O novo SUV compacto da Toyota será lançado no primeiro semestre de 2025 para brigar com Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e outros. Assim como a marca japonesa, outras estão trocando sedãs compactos por utilitários esportivos compactos e croassovers. A Hyundai, por exemplo, deve lançar um carro abaixo do Creta que pode tirar de linha o HB20S, apesar do modelo ter vendido bem ultimamente.
Yaris Cross a caminho
Imagem: Divulgação
Na primeira quinzena de novembro, o HB20S já tem 3.731 carros vendidos - no mês passado foram 4.256, melhor resultado do ano. Mas o segmento de sedãs compactos tem caído ultimamente. De acordo com dados da Fenabrave, em 2023 esta fatia do mercado representou 8,6%, ante 7,5% de janeiro a outubro deste ano.
Esta queda contrasta com a alta na participação dos SUVs, que no mesmo período saiu de 45,6% para 48,2%, ou seja, quase metade das vendas de automóveis atualmente. Não é à toa que marcas que precisam aumentar a participação nas vendas, como a Citroën, desistiu dos sedãs para apostar em um SUV com ares de cupê, o Basalt, que tem um estilo diferenciado e o espaço no porta-malas de um sedã.
A GM vende bem o Onix Sedan, que vai passar por mudanças em 2025. Mas não deixará de ter um crossover, menor que o Tracker. O novo modelo será fabricado em Gravataí (RS) e, dependendo do comportamento do mercado, poderá entrar no lugar o sedã no futuro.
A Volkswagen segue o mesmo caminho. Já revelou que seu novo crossover vai se chamar Tera e será lançado no ano que vem. Estará pronto para entrar no lugar do Virtus, que ainda tem um público fiel, mas vende bem menos que o Polo;
O que deve acontecer com os sedãs compactos já está em estágio mais avançado no terreno dos médios, do qual o Toyota Corolla é o único representante com alguma relevância em termos de volume hoje em dia. Mesmo assim, já vende bem menos que a versão SUV, o Corolla Cross (30.861 ante 40.018 no acumulado de janeiro a outubro de 2024).
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