Sem preço competitivo, primeira geração da Fiat Strada sai de linha
Modelo foi vendido por mais de 20 anos e passou por evoluções pontuais
Era uma notícia de certa forma esperada. A partir desta semana a Fiat Strada de primeira geração não consta mais no site comercial da marca, deixando claro que a picape compacta agora vai centrar suas vendas na opção mais recente lançada no ano passado.
Na época do lançamento da nova Strada, a Fiat optou por preservar a primeira geração do modelo apenas em seu catálogo Hard Working Cabine Simples, que, apesar de reposicionado e com um preço menor, a diferença de apenas R$ 2 mil para a opção de entrada da nova geração da picape (Endurance Cabine Plus) mostrou-se nada justificável frente ao profundo pacote de melhorias que a picape recebeu.
Além de já contar com controles de tração e estabilidade, recursos importantes do ponto de vista da segurança ativa, a nova Strada em seu catálogo mais acessível traz ainda a conveniência da cabine um pouco mais espaçosa e sai de fábrica equipada com direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, entre outros itens. Em relação à Strada de primeira geração, a interação mais recente ainda se sobressai por contar com um nível de acabamento melhor, ergonomia superior e posição de dirigir acertada. Como opcionais, a Strada Endurance Cabine Plus (R$ 68.667) pode receber calotas (R$ 153); capota marítima (R$ 814); central multimídia (R$ 3.551); travamento central, vidros elétricos e alarme (em um mesmo pacote de R$ 2.747), entre outros.
A Fiat Strada começou sua carreira de sucesso no Brasil em 1998, quando foi lançada nas opções Working (1.5), Trekking (1.6 8V) e LX (1.6 16V). A opção de carroceria com cabine estendida foi lançada no ano seguinte. Em 2009, em uma iniciativa ousada e bem-sucedida da Fiat chegou ao mercado, no caso a Strada Cabine Dupla, solução que nasceu de uma demanda do público por uma picape compacta mais versátil e provou que a opção da marca em investir na ideia foi mais do que acertada.
Entre alguns atributos que ajudaram a plantar o sucesso da Strada no mercado figuram a manutenção acessível, o amplo leque de configurações, em especial nas versões voltadas ao trabalho, além da suspensão traseira por eixo rígido, que favorece a robustez, a durabilidade e melhora a capacidade de carga, itens que conquistaram o público que utilizava a picape em atividades comerciais. Em breve, a nova geração da Strada deverá ousar mais uma vez, trazendo para a categoria a opção do câmbio automático.