Sem Civic e com HR-V perto de mudar, City vira principal carro da Honda no Brasil
Sedã, que estreou nova geração no final do ano passado, já acumulava mais de 4,3 mil unidades emplacadas em 2022 até a primeira quinzena de março
Tido como um coadjuvante no portfólio da Honda desde que chegou ao Brasil em 2009, o sedã City tornou-se neste ano o principal produto da marca japonesa por aqui, com 4,3 mil unidades emplacadas até a primeira quinzena de março – o HR-V, segundo da marca, tinha 2,9 mil carros nesse mesmo período.
Embora parte dessa mudança envolva a nova geração, maior e mais sofisticada, é também na falta de outros veículos de volume que reside o principal motivo do “upgrade” do sedã compacto.
Como se sabe, a Honda decidiu encerrar a produção nacional do Civic, irmão maior do City, e passará a importar a nova geração do modelo.
Ao mesmo tempo, o mais relevante veículo da marca, o SUV HR-V, está em meio a um processo de mudança de geração, e isso parece estar afetando os estoques já que as vendas caíram bastante em 2022.
Sem “rivais internos”, o City sedã se destacou, chegando a 2.325 emplacamentos em fevereiro, melhor marca do modelo desde o final de 2015. Naquela época, o mercado brasileiro vivia o fim de um período de sonhos, com níveis de vendas bem mais altos que hoje.
Com a soma do City hatchback, em começo de carreira no Brasil, o compacto deve liderar as vendas da Honda por algum tempo já que a fabricante não parece ter planos para lançar um modelo de grande volume tão cedo.
Mesmo o HR-V de nova geração pode acabar não atingindo grandes volumes por uma combinação de posicionamento mais elevado na categoria e o fato de que a Honda não é muito adepta das vendas diretas, preferindo negociações mais convencionais (e lucrativas) com seus clientes.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024