Sem alternativa, Toyota fechará fábrica de SBC até novembro de 2023
Fabricante reiterou seus planos de transferência para o interior de São Paulo
A Toyota comunicou na tarde desta segunda-feira (30) que seguirá com seus planos para o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), operação que deverá ser concluída até novembro de 2023, reiterou a fabricante japonesa.
Em abril deste ano, após a empresa tornar pública sua decisão, a Justiça do Trabalho havia determinado a criação de uma mesa de negociação na tentativa de viabilizar a continuidade das operações da companhia no Grande ABC paulista.
Ao que tudo indica, os esforços não conseguiram alterar a reorganização da marca japonesa.
Segundo a Toyota, a decisão de focar sua atuação nas cidades do interior de São Paulo onde já está instalada, no caso Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, tem como objetivo “aumentar sua competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País”.
A empresa, em paralelo, garantiu a manutenção de todos os postos de trabalho de São Bernardo do Campo aos colaboradores que queiram seguir na empresa em alguma das outras unidades produtivas.
“A decisão tornará a empresa mais competitiva e faz parte de um plano mais amplo, que envolveu a criação de um terceiro turno de produção em Sorocaba (produção de Etios, Yaris e Corolla Cross), investimento adicional na operação de Indaiatuba (fábrica do Corolla sedã) e exportação de motores para a América do Norte”, declarou, em comunicado, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.