Segundo semestre de 2019 será recheado de boas novidades
Confira um resumo das novidades mais relevantes que chegarão ao mercado a partir de julho
Se você está pensando em trocar de carro ainda neste ano, prepare-se! O segundo semestre será a época ideal uma vez que lançamentos relevantes estão programados para o período.
No mês que vem, por exemplo, teremos a estreia já confirmada das esperadas atualizações para a dupla Logan e Sandero. Além de melhorias estéticas e no acabamento, finalmente a Renault voltará a oferecer uma opção automática para a dupla, no caso uma transmissão CVT trabalhando em conjunto com o motor 1.6 SCe. A combinação promete oferecer bom nível de eficiência e vai promover ganhos significativos em termos de competitividade para os dois modelos.
Ainda em julho veremos o lançamento comercial do elétrico Nissan Leaf, que chegará às concessionárias agora de uma forma mais regular. Para quem deseja adquirir um veículo com esse tipo de propulsão, para outubro também é esperada outra estreia relevante, no caso o lançamento do Chevrolet Bolt, modelo de porte semelhante ao Leaf e que oferece uma proposta muito completa do ponto de vista do nível de aproveitamento do espaço interno e equipamentos de conforto, segurança e eletrônica embarcada.
Fechando o calendário de novidades relevantes para julho, temos prevista a estreia da Fiat Toro 2020, que trouxe mudanças estéticas em especial na dianteira e a inclusão de uma inédita versão manual, que passa a ser a mais barata da picape.
Na gama Chevrolet, fabricante que anunciou um amplo calendário de lançamentos para este ano, podemos esperar novidades importantíssimas. Estamos falando das novas gerações do Onix e do Onix Sedan/Prisma (ainda não sabemos qual será a designação definitiva que a marca irá adotar), sendo que o três volumes deverá ser lançado por volta de outubro e o hatch um pouco depois. Os dois modelos deverão impactar bem o mercado uma vez que o Onix é o carro mais vendido do Brasill, enquanto o Prisma lidera os emplacamentos entre os sedans. Seguindo uma fórmula consagrada de sucesso, é bem possível que os atuais Onix e Prisma ainda sigam em linha em versões de entrada, afinal hoje o Onix Joy é uma opção muito relevante em vendas.
Completamente atualizados, Onix e seu sedan derivado trarão desde uma nova plataforma até um interessante motor 1.0 turbo em suas versões mais caras, propulsor este que promete grande eficiência assim como ocorre hoje com o 1.0 TSI que figura no VW Polo e seu sedan derivado Virtus. A dupla da Chevrolet ainda deverá contar com um interior caprichado, mais moderno e com materiais bem selecionados, além de um ganho em conectividade ao oferecer uma central multimídia completa e a possibilidade de acesso à internet por meio de internet 4G.
Ainda na gama Chevrolet, outra novidade que deverá ser menos impactante, mas ainda deverá mexer com seu segmento é o facelift para o Cruze e o Cruze Sport6. Hoje o hatch médio é o modelo mais vendido em seu segmento, portanto será uma novidade relevante para o público consumidor dessa categoria específica.
Ao lado dos novos Onix e Onix Sedan, ainda veremos até o fim deste ano a chegada de outras duas novidades marcantes. Estamos falando da profunda atualização que o Hyundai HB20 vai receber bem como da estreia da 12ª geração do Toyota Corolla, que será o primeiro automóvel híbrido flex do mundo.
Ao que tudo indica, o Hyundai HB20 em sua segunda geração manterá a plataforma do model atual, porém ele será amplamente revisto, incluindo aí uma melhoria no espaço interno e na capacidade volumétrica do porta-malas tanto do hatch como do sedan. Além disso, o novo HB20 finalmente receberá os controles de tração e estabilidade e contará com um motor 1.0 turbo com injeção direta sob o capô, o que lhe permitirá competir em pé de igualdade com o VW Polo e o futuro novo Onix. Certamente será uma disputa e tanto dentro do segmento de hatches compactos...
Assim como veremos no Chevrolet Onix 2020, o novo Hyundai HB20 vai trazer aprimoramentos consideráveis na parte interna em termos de acabamento e não iremos nos surpreender se a Hyundai equipar o novo HB20 com alguns assistentes de condução mais avançados em sua futura versão topo de linha. Não sabemos se a segunda geração do HB20S também estreará neste ano em conjunto com o hatch, sendo que é mais provável que a opção três volumes do Hyundai ficará mesmo para o início de 2020, já que assim a marca preserva uma novidade relevante e consegue mais destaque na mídia.
Falando um pouco do futuro Toyota Corolla 2020 montado em Indaiatuba (SP), já sabemos que ele vai compartilhar o visual mais elegante oferecido na Europa e seu grande destaque ficará mesmo para seu conjunto híbrido flex, que, ao que tudo indica, vai figurar em duas versões do sedan. O novo Corolla vai trazer para a fábrica da Toyota no interior paulista a nova plataforma modular global TNGA, que promote conferir ao modelo alto nível de segurança combinado com um comportamento dinâmico exemplar, além de ganho no silêncio a bordo, rigidez torcional e outros.
Hoje em dia o Toyota Corolla é, de longe, o sedan médio mais comercializado no Brasil e conquistou uma reputação que muitos carros gostariam de ter junto ao público brasileiro. Por seu bom retrospecto no mercado, muita gente hoje em dia está aguardando para saber o que a Toyota reservou para a atualização do sedan aqui no Brasil.
Entre os importados, destacamos como novidades relevantes para o mercado brasileiro a chegada da nova geração do Suzuki Jimny em sua configuração Sierra, a qual é esperada para ocorrer ao longo do segundo semestre. O simpático jipinho vai ganhar opção de câmbio automático e até mesmo central multimídia com sistema de espelhamento para smartphones e melhorias no interior. Para os fãs de veículos fora de estrada, certamente ele é um modelo muito aguardado.
Hoje em dia o segundo carro mais vendido da Audi no Brasil, logo atrás do A3 Sedan, a nova geração do Q3 deverá ser lançada também neste semestre. O Q8 é outro modelo da marca alemã também esperado para o segundo semestre deste ano. Um sedan médio de participação discreta dentro da categoria, o facelift profundo do Hyundai Elantra, revelado aos brasileiros no Salão de São Paulo 2018, está previsto para estrear no mercado ainda neste ano. Ainda falando sobre sedans, porém agora no segmento premium, a nova geração do Volvo S60 deverá começar a ser efetivamente comercializada no Brasil até o fim deste ano.
Olhando para o comecinho de 2020...
Ainda nos primeiros meses de 2020, caso você queira aguardar até lá, veremos a estreia de alguns modelos relevantes.
O primeiro deles será a nova geração da Fiat Strada, modelo que finalmente receberá uma atualização completa após 20 anos de trajetória. Ao longo de todo esse tempo a Strada foi renovando apenas detalhes estéticos e de acabamento, mas preservou por todo esse tempo a mesma plataforma. Hoje em dia o veículo comercial mais vendido no país, a Strada faz muito sucesso e ganhará melhorias relevantes, como a opção de cabine dupla mais confortável e com 4 portas, motor 1.3 FireFly e até mesmo opção de câmbio automático em suas versões mais caras.
Dentro da linha Volkswagen ainda podemos esperar para os primeiros meses de 2020 o futuro crossover que será produzido em conjunto com Polo e Virtus em São Bernardo do Campo, modelo este que deverá mexer bem com a categoria no país.
Por fim, a CAOA Chery deverá começar a produzir localmente o Tiggo 8 no fim de 2019 com o início das vendas ocorrendo a partir de 2020. O modelo é um SUV grande com capacidade para 7 pessoas e caberá a ele estrear por aqui a nova família de motores turbo com injeção direta que a marca desenvolveu na China.
A nova geração do Chevrolet Tracker e o facelift do Renault Duster também deverão ficar para 2020, ainda sem uma previsão exata sobre qual mês.