Segundo Jeep nacional, Compass chega às lojas em outubro
Utilitário esportivo maior que o Renegade será feito em Pernambuco e apresentado à imprensa no final de setembro
O segundo Jeep a ser produzido no Brasil está perto de ser conhecido. A nova geração do Compass, um SUV de porte médio, será apresentada à imprensa no final deste mês em Pernambuco, onde será fabricado ao lado do Renegade.
Não se trata de uma coincidência: o novo Compass 2017 utiliza boa parte dos elementos do Renegade, porém, mira um público mais endinheirado e que busca um produto maior e ainda mais sofisticado.
As vendas devem começar em outubro e o modelo será o grande destaque da Jeep no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Mas, afinal, o que quer a Jeep com esse SUV?
Produto global
O novo Compass é daqueles carros que fazem um nome renascer. O atual modelo, de design bem pouco inspirado, teve apenas vendas modestas nos mercados onde foi lançado, incluindo aí o Brasil. A nova geração, ao contrário, segue a proposta dos ‘crossovers’, modelos urbanos com visual off-road. Não que o Compass não possa encarar a lama, afinal a Jeep tem uma enorme tradição nesse segmento e não poderia abrir mão disso. Mas, assim como o Renegade, o SUV deve viver muito mais na cidade do que no campo.
Em relação ao Renegade, o Compass herda a transmissão de nove marchas da ZF assim como o motor turbodiesel 2.0 de 170 cv, mas estreará um novo propulsor flex, o Tigershark também 2 litros e com cerca de 160 cv de potência. O visual, como antecipado pela revista alemã Auto Bild, mescla traços do Grand Cherokee com uma lateral que lembra a picape Toro, da Fiat – não por acaso outra derivada do Renegade.
A ideia é que a dupla Renegade/Compass repita o que a rival Land Rover faz com o Evoque e o Discovey Sport: o primeiro é voltado para um público mais jovem enquanto o segundo mira nas famílias, que precisam de mais espaço interno. Por isso, ele deve custar um pouco acima do irmão, partido já da casa dos R$ 100 mil e com versões mais equipadas em torno de R$ 150 mil.
Com o novo Compass, a Jeep voltará a brigar pelo 9º lugar no ranking, que foi perdido para a Nissan. E coloca a marca americana definitivamente entre as mais presentes nas ruas brasileiras.
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