Seguindo o Fiat Grand Siena, Toyota Etios Sedã ganha kit GNV como opção
Modelo adaptado para usar gás natural veicular pode ser adquirido direto nas concessionárias
A Toyota anunciou que está oferecendo o Etios Sedã 2020 com a opção de já sair da concessionária com um kit GNV instalado. Tal opção não altera a garantia original do carro, enquanto os sistemas do GNV têm três anos ou 100.000 km de garantia. Podendo ser instalado em qualquer versão do sedã, o kit GNV custa R$ 5.360, sendo disponibilizado inicialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A Toyota promete que deverá incluir outras regiões do país na oferta do Etios Sedã com GNV a partir de março de 2020. A marca afirma que realizou alguns ajustes no veículo para que a instalação não modifique as características do Etios. Entre eles estão calibração do módulo de injeção, desenvolvimento de suportes dos componentes específicos, revisão no layout das mangueiras e da tubulação e chicotes do sistema GNV, eliminando interferências e riscos de incêndio. A iniciativa é semelhante à da Fiat, que oferece o Grand Siena com motor preparado de fábrica para receber o combustível em questão.
O kit escolhido pela Toyota, fornecido pela Landirenzo, inclui onze componentes, são eles: bicos injetores, suporte de cilindro, chave comutadora, dois cilindros de gás de 7,5 m³ de capacidade, central eletrônica específica, manômetro de pressão de gás, sensor de temperatura da água, redutor de pressão, válvula de abastecimento de gás, filtro de gás e sensor GNV.
O valor anunciado para o kit exige que os compradores retirem o carro na concessionária e o leve para uma das oficinas autorizadas da Landirenzo para instalação. Esse procedimento pode ser feito em até 30 dias ou 5.000 km após a compra do carro. Quem quiser tirar o carro da loja já com o kit GNV instalado precisa arcar adicionalmente com os custos de frete entre a concessionária e a oficina.