Seguindo o Fiat Grand Siena, Toyota Etios Sedã ganha kit GNV como opção

Modelo adaptado para usar gás natural veicular pode ser adquirido direto nas concessionárias
Toyota Etios Sedã 2019

Toyota Etios Sedã 2019 | Imagem: Divulgação

A Toyota anunciou que está oferecendo o Etios Sedã 2020 com a opção de já sair da concessionária com um kit GNV instalado. Tal opção não altera a garantia original do carro, enquanto os sistemas do GNV têm três anos ou 100.000 km de garantia. Podendo ser instalado em qualquer versão do sedã, o kit GNV custa R$ 5.360, sendo disponibilizado inicialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.  

A Toyota promete que deverá incluir outras regiões do país na oferta do Etios Sedã com GNV a partir de março de 2020. A marca afirma que realizou alguns ajustes no veículo para que a instalação não modifique as características do Etios. Entre eles estão calibração do módulo de injeção, desenvolvimento de suportes dos componentes específicos, revisão no layout das mangueiras e da tubulação e chicotes do sistema GNV, eliminando interferências e riscos de incêndio. A iniciativa é semelhante à da Fiat, que oferece o Grand Siena com motor preparado de fábrica para receber o combustível em questão.

O kit escolhido pela Toyota, fornecido pela Landirenzo, inclui onze componentes, são eles: bicos injetores, suporte de cilindro, chave comutadora, dois cilindros de gás de 7,5 m³ de capacidade, central eletrônica específica, manômetro de pressão de gás, sensor de temperatura da água, redutor de pressão, válvula de abastecimento de gás, filtro de gás e sensor GNV.

O valor anunciado para o kit exige que os compradores retirem o carro na concessionária e o leve para uma das oficinas autorizadas da Landirenzo para instalação. Esse procedimento pode ser feito em até 30 dias ou 5.000 km após a compra do carro. Quem quiser tirar o carro da loja já com o kit GNV instalado precisa arcar adicionalmente com os custos de frete entre a concessionária e a oficina.

Toyota Etios Sedã 2019
Com bom porta-malas, Toyota Etios Sedã é um excelente modelo para receber GNV
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva