Segmento de sedãs médios terá boas novidades em 2023; veja resumo
Modelos relevantes na categoria, como Honda Civic e Toyota Corolla, serão atualizados
Como já abordamos, 2023 pode ser apontado como o “ano das picapes” aqui no Brasil, com estreias em diversos segmentos e faixas de preços.
A categoria de sedãs, contudo, ainda reserva um bom pacote de novidades, em especial no segmento de médio porte. Grande parte dessas novidades, inclusive, devem chegar ao mercado ainda nos primeiros meses deste ano.
A Honda, por exemplo, já havia confirmado em outubro de 2022 que a nova geração do Civic no Brasil, antes prevista para estrear no ano passado, será lançada por aqui ainda neste mês.
Importado da Tailândia, o sedã, que preserva uma forte reputação entre os modelos de médio porte no Brasil, chegará em versão única, movida exclusivamente pelo conjunto propulsor híbrido e:HEV.
No país asiático, tal combinação mecânica é capaz de entregar até 183 cv e 30 kgfm de torque, números que sugerem bom desempenho para o sedã. Os valores, porém, devem sofrer alterações aqui no Brasil quando o propulsor térmico for adaptado para rodar com nossa gasolina.
Ainda em seu comunicado de 2022, a Honda antecipou que o Civic híbrido destinado ao Brasil vai oferecer “uma extensa lista de tecnologias de segurança e assistência ao condutor”, bem como a plataforma de serviços conectados myHonda Connect.
Nissan Sentra
Também no ano passado, a Nissan já havia anunciado que a geração mais recente do Sentra chegaria ao mercado brasileiro ao longo do primeiro semestre de 2023. A frequência cada vez maior de unidades do sedã circulando pelo país para a criação de material publicitário deixa claro que a estreia do Sentra atualizado por aqui não vai demorar.
Apurações recentes, como a realizada pelo Autos Segredos, sinalizam que a Nissan vai importar o Sentra do México ao Brasil somente com propulsor 2.0 16V aspirado, porém com injeção direta. O câmbio será exclusivamente automático do tipo CVT.
Na Argentina, onde já é comercializado, o Nissan Sentra conquistou elogios da imprensa especializada local por conta do design externo mais arrojado e esportivo, a qualidade do acabamento interno e o espaço no banco traseiro, que acomoda com conforto até os adultos mais altos.
Generoso nas dimensões, o Nissan Sentra em sua geração mais recente alcança até 4,64 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,71 m de entre-eixos.
Gama Corolla
Modelo que é a referência no segmento de sedãs médios no Brasil, o Toyota Corolla terá evoluções programadas para este ano.
Em março de 2022, a Toyota divulgou um investimento de R$ 50 milhões em sua planta de Indaiatuba (SP) para viabilizar o facelift do sedã, o qual vai inaugurar a linha 2024 do Corolla nacional.
O investimento, segundo reportou a Toyota à época, foi utilizado na “aquisição de novas tecnologias para a linha de montagem da unidade”, abrindo a possibilidade de que a atualização do sedã médio poderá contemplar um reforço no conteúdo de itens de série e tecnologia.
Em junho de 2022, a Toyota apresentou o facelift para o Corolla vendido na Europa, o qual deve antecipar muito do que vamos encontrar no modelo nacional.
Ao menos no Velho Continente, o sedã recebeu novas opções de grade frontal dependendo da versão e, na parte interna, a central multimídia foi atualizada para um aparelho com tela de 10,5” de alta definição e o painel também passou a ser do tipo digital com display de 12,3”.
Do ponto de vista técnico, um grande salto para o Corolla híbrido europeu ficou por conta da inclusão de uma nova central eletrônica para o gerenciamento do conjunto, bem como a inclusão de uma bateria principal para o sistema híbrido. Por fim, o motor elétrico transeixo também foi aprimorado.
Não sabemos, porém, se as atualizações mecânicas lançadas na Europa estão previstas para o Corolla Hybrid flex produzido no Brasil. Assim como no caso dos concorrentes diretos, o novo Corolla 2024 nacional pode estrear ainda neste semestre.