Sedã Versa terá inédito motor 1.0 de três cilindros
Nissan anunciou que produzirá no Brasil um novo motor 1.0 de três cilindros que gera 77 cv; Sedã New Versa será o primeiro a receber o propulsor
Depois da Kia e Hyundai com o Picanto e HB20, da Ford com o Ka, da Volkswagen com o Up!, agora é a Nissan que entra para a turma dos motores três cilindros no Brasil. Carlos Ghosn, presidente Mundial da montadora japonesa, anunciou que a empresa começará a produzir em breve em sua fábrica de Resende (RJ), um novo motor 1.0 de três cilindros. Em um primeiro momento o propulsor equipará o sedã New Versa, sedã compacto que é o segundo modelo da marca a ganhar produção nacional, ao lado do New March, e chega às lojas no primeiro semestre de 2015.
O novo motor possui bloco de alumínio, 4 válvulas por cilindro e desenvolve 77 cv de potência e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina como com etanol. Para efeito de comparação, o três cilindros do VW Up! gera 75 cv e 9,7 kgfm, enquanto o propulsor do Ford Ka produz 80 cv de potência e 10,1 kgfm de torque, ambos flex. A Nissan afirma que seu novo motor será um dos mais eficientes energeticamente da categoria no Brasil, isso se traduz em bom desempenho, economia de combustível e baixas emissões de CO2. No entanto, números de consumo ainda não foram divulgados.
Para fabricar o novo propulsor no país, a empresa está investindo R$ 100 milhões e já contratou mais 25 profissionais. Eles se somam aos cerca de 200 funcionários que compõem a equipe de produção da unidade industrial de motores, que também é responsável pela produção do motor de 1.6 litro, que equipa o March e o Versa, desde abril de 2013.
“A produção do novo motor de três cilindros no Brasil demonstra a determinação da Nissan em ampliar sua presença no país, com produtos modernos e inovadores fabricados localmente. Assim, também, aumentamos o índice de integração local dos componentes e deixamos nossos automóveis ainda mais competitivos”, afirma Ghosn.
Mudança de categoria
O anúncio do motor 1.0 de 3 cilindros no Versa dá a entender que a Nissan planeja reposicionar o sedã em seu segmento. Até hoje, o modelo era vendido apenas com motor 1.6 por exigência dos consumidores, geralmente famílias que precisam de potência. Mas as rivais como Hyundai e Ford mostraram que motores 1.0 modernos podem suprir essa necessidade e serem econômicos ao mesmo tempo. Com isso, o Versa de entrada, que hoje custa R$ 37 mil, deve até cair de preço na versão 1.0. Já o 1.6, com o novo visual e novidades em equipamentos pode beirar os R$ 50 mil na versão SL, estratégia semelhante a adotada no March.