Sedã elétrico "flex" de R$ 150 mil é prometido por "Elon Musk brasileiro"

Dono da marca Lecar diz que vai investir R$ 870 milhões em fábrica no Espirito Santo
Lecar 459

Lecar 459 | Imagem: Divulgação

O sonho de fabricar um carro elétrico 100% nacional continua vivo para o  empresário Flávio Figueiredo Assis, que se autodenomina o Elon Musk brasileiro, dono da Lecar. Em evento em São Paulo, ele  anunciou que vai fazer uma fábrica na cidade de Sooretama (ES), para fabricar o 459, um sedã elétrico com extensor de autonomia que ainda não existe, já que ainda é apenas um projeto no computador.

VEJA TAMBÉM:

Ele promete que vai investir R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões em obras de instalações e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem. Segundo a Lecar, o dinheiro virá de empresários, mas ainda busca ajuda de bancos de investimentos públicos e privados.

> Fique por dentro de tudo através do nosso canal do WhatsApp

A Lecar diz que a fábrica terá 100 mil m² de área construída e terá capacidade para fazer 120 mil carros por ano com cerca de 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos. A ideia é produzir inicialmente o Lecar 459, que deve ser vendido por R$ 150 mil, conforme a fabricante, que também diz que tem previsão de inaugurar a fábrica em agosto de 2026.

“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível. A gente vê fabricantes anunciando bilhões e bilhões, mas não vê isso na prática”, disse Assis.

Motor "flex" funciona apenas como gerador

Lecar 459
Lecar 459 em nova projeção por computador mais de parece um crossover com ares de cupê
Imagem: Divulgação

O Lecar 459 só existe em projeções virtuais, embora um protótipo real com outro desenho tenha sido apresentado. Ele foi montado quando a promessa ainda era de fazer um sedã elétrico a bateria, sem motor gerador. O novo modelo tem visual mais bem resolvido.

A frente tem faróis afiladas e ausência de grade, o que deve mudar na versão de produção por causa do motor a combustão dianteiro. A traseira tem uma caída estilo cupê, com lanternas que cortam a traseira de um lado a outro.
Segundo a empresa, dois motores equipam o 459, mas o 1.0 de três cilindros turbo flex de origem Horse, joint venture de Renault e Geely funciona apenas como gerador. Ele tem 122 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. No eixo traseiro vai um elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm, o mesmo motor usado no Kardian.

O conjunto faz o sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. O motor elétrico é abastecido por bateria de 18,4 kWh capaz de sustentar o funcionamento no modo elétrico por até 100 km. A autonomia total é de 1.000 km.

O 459 tem 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,70 m e o porta-malas tem capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.

Lecar 459
Lecar 459 terá porta-malas de 530 litros de capacidade, de acordo com o que foi informado pela fabricante
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise