Sandero RS está entre 5 melhores carros que deixaram saudades no Brasil
Além do esportivo da Renault, saíram de linha recentemente modelos da Ford, VW, Honda e Chevrolet
Assim como lembramos de carros que marcaram as nossas fases de criança ou adolescência da época de nossos pais ou tios, no âmbito geral, há também os modelos que jamais deveriam ter saído de linha.
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Estamos falando daqueles veículos que inovaram e trouxeram algo de positivo para a clientela, mas que nem sempre foram um sucesso de vendas ou ficaram por muito tempo no mercado.
O Renault Sandero em sua endiabrada versão RS é um exemplo. Esportivo raiz, ele fazia jus à roupagem com o poderoso motor 2.0, de até 150 cv. Apertem os cintos e se liguem na lista abaixo deste e de outros automóveis que deixaram saudades no Brasil.
1- Ford Focus
O sofisticado Focus teve sua produção encerrada na Argentina em 2019, de onde eram importados os modelos nas carrocerias hatch e sedã (Fastback) para o Brasil. Atrelado a isso, a falta de interesse do mercado por hatches médios e as vendas fracas da Fastback só pioraram a situação no mercado brasileiro.
Enquanto era importado para cá, o hatch era oferecido com motores 1.6 e 2.0, além de câmbio manual e automatizado de dupla embreagem (Powershift). Já o sedã, só vinha o propulsor 2.0 e a transmissão automatizada.
2- Volkswagen Fox
Depois de 18 anos de mercado e 1,8 milhão de unidades fabricadas, em 2021 o Fox deixava de ser vendido no mercado nacional para dar espaço à produção do SUV T-Cross.
Com o slogan “compacto para quem vê, gigante para quem anda”, o Fox trazia banco traseiro corrediço que possibilita aumentar o volume do porta-malas de 260 litros para 353 litros (1.016 l com o encosto e assento dobrados).
O motor mais comum era o 1.6 flex de quatro cilindros de até 104 cv, conectado ao câmbio manual de cinco marchas.
3- Honda Fit
Assim como o Volkswagen Fox, o Honda Fit esconde um latifúndio por dentro de seu tamanho compacto. A boa sacada está no sistema de rebatimento dos bancos traseiros que amplia a capacidade do porta-malas de 363 litros para até 1.045 l, dependendo da configuração dos bancos.
Foi vendido com propulsor 1.5 flexível de até 116 cv e caixa de marchas com cinco marchas ou CVT (automática) no último ano de produção em 2021. A razão de sua despedida foi para abrir espaço para o substituto para a linha City (hatch e sedã).
4- Chevrolet Cobalt
O Chevrolet Cobalt até pode ter visual polêmico, mas ainda tem seus predicados como amplo espaço interno, serviços de confiança com bons preços e bom conjunto mecânico. Por falar nele, no começo, veio com propulsores flex 1.4 de 102 cv e 1.8 de 111 cv, mas sendo que apenas esta última opção acabou sobrevivendo até os últimos dias de produção, saindo apenas com o câmbio automático de 6 marchas.
Com a chegada do Onix Plus, o sedã saiu de linha em 2020 completando, quase 10 anos de produção.
5- Renault Sandero RS
No final de 2021, a Renault anunciou o fim da versão esportiva raiz do Sandero com direito a uma edição especial “Finale” de despedida de 100 exemplares.
Além da maquiagem que compunham o visual agressivo, o hatch que ficou no mercado por seis anos foi o primeiro carro desenvolvido em parceria com a divisão esportiva da marca (RS) fora da França. Vinha com motor flexível 2.0 de até 150 cv e o aclamado câmbio manual de seis marchas. O motivo foi por conta da exigência das novas regras de emissões do Proconve L7.
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