Salão 2010: Renault lançará o sedã Fluence
Sucessor do Mégane, modelo chega ao mercado em fevereiro de 2011 para brigar onde Corolla e Civic reinam
Sai um brasileiro, entra um argentino. É essa a solução encontrada pela Renault para mais uma vez tentar vingar no segmento dos sedãs médios, um dos mais disputados do mercado e onde a Honda e, principalmente, a Toyota dominam há vários anos.
A partir de fevereiro, o Mégane II, lançado em 2006 e produzido no Paraná, sai de cena para a chegada do Fluence, um modelo de projeto coreano (feito pela subsidiária Samsung) em cima da plataforma do Mégane III francês e que será fabricado na Argentina.
É ele que será a estrela do estande da Renault no Salão do Automóvel, que terá até transmissão ao vivo pela internet. Embora suas linhas sejam mais do que conhecidas, a marca faz mistério em seu site, onde promove uma contagem regressiva para o dia da revelação.
O Fluence tem como filosofia um projeto mais tradicional e de visão global. Exotismos, por exemplo, não têm espaço, como se vê na manopla do freio de estacionamento, comum – ao contrário do manche de avião do atual Mégane. Mas não esperem por grandes surpresas. Os motores serão os mesmos atuais e o ganho estará mais no espaço e nos equipamentos já que o acabamento é melhor, mas nada marcante.
Aliás, o Fluence foi escolhido pela Renault para ser o maior elétrico de sua linha na versão Z.E, mas essa, por enquanto, ficou restrita à Europa.
Esportivo no nome
Outro destaque da Renault no salão paulistano é o Sandero GTLine, uma versão de visual esportivo do hatch compacto, com rodas, adesivos e máscaras nos para-choques e faróis. O motor é o mesmo 1.6 16V da versão normal.
Para quem espera ver o Duster, o jipinho esportivo da Renault, uma má notícia. O modelo será lançado em setembro de 2011, mas não aparecerá no salão para não ofuscar o lançamento do Fluence.