Saiba quanto os elétricos podem custar com a alta dos impostos

Governo vai aumentar alíquota de importação gradualmente em até 35% até 2026
BYD Dolphin 2024

BYD Dolphin 2024 | Imagem: Divulgação

Com a justificativa de incentivar a indústria nacional e a criação de empregos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o aumento dos impostos para importados híbridos, plug-ins e elétricos. A alta será gradual, em quatro patamares, até o máximo de 35% em julho de 2026.

Para carros elétricos, a primeira alta será de 10% em janeiro de 2024. Ainda no ano que vem, em julho, a alíquota vai chegar a 18%. Um ano depois vai para 25% e no intervalo de mais um ano chegará ao teto de 35%.

Ou seja, imaginando que não se tenha nenhum ajuste de tabela e o imposto seja repassado de forma integral aos compradores, os elétricos que vêm de fora terão um acréscimo de 10% em seus preços em um primeiro momento.

Peugeot e-2008 2023
Peugeot e-2008 é um dos elétricos mais baratos do Brasil
Imagem: Divulgação

O elétrico mais vendido hoje, que é o BYD Dolphin, custa a partir de R$ 149.800 desde que foi lançado. O preço considerado baixo na época para a categoria, fez com que outros carros menores e menos eficiente, e que tinham valores na mesma faixa, baixassem de preço. Com o ajuste, em janeiro de 2024, o Dolphin pode subir para R$ 164.780.

O mais barato entre os elétricos é o pequeno Caoa Chery iCar, que hoje sai por R$ 119.990. A partir de janeiro do ano que vem, pode subir para R$ 131.989. Já o Jac E-JS1, vai subir de R$ 126.900 para R$ 139.590.

No período de retomada progressiva, as importadoras vão ter uma cota para continuar importando com isenção de imposto, também estabelecidas por tipo de propulsão. A portaria com a distribuição dessas cotas deverá ser publicada em dezembro.

Veja quanto podem custar os 10 elétricos mais baratos

Caoa Chery iCar

  • Custa: R$ 119.990
  • Vai para: R$ 131.989

Renault Kwid E-Tech

  • Custa: R$ 123.490
  • Vai para: R$ 135.839

Jac E-JS1

  • Custa: R$ 126.900
  • Vai para: R$ 139.590

BYD Dolphin

  • Custa: R$ 149.800
  • Vai para: R$ 164.780

GMW Ora O3

  • Custa: R$ 150 mil
  • Vai para: R$ 165 mil

Hyundai Kona

  • Custa: R$ 189.990
  • Vai para: R$ 208.989

Seres  3

  • Custa: R$ 199.990
  • Vai para: R$ 219.989

Peugeot e-2008

  • Custa: R$ 209.990
  • Vai para: R$ 230.989

Fiat 500e

  • Custa: R$ 214.990
  • Vai para: R$ 236.489

Volvo EX30

  • Custa: R$ 219.950
  • Vai para: R$ 241.945

Peugeot e-208

  • Custa: R$ 225.990
  • Vai para: R$ 248.589

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Produção nacional começa em breve

Hoje, no Brasil, apenas a Toyota produz carros híbridos, o Corolla e o Corolla Cross. Em breve também o Yaris Cross. A Caoa Chery fabrica híbridos leves, como sistema de 48V, mas a medida do governo não deixa claro como esses modelos serão tarifados.

A produção de elétricos ainda está no começo de uma corrida para saber qual marca será a pioneira. As chinesas BYD e GWM saíram na frente e devem inaugurar suas fábricas ao longo de 2024. 

A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep e Ram, também já anunciou que terá híbridos flex e elétricos nacionais em breve.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

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