Saiba quais são as versões mais vendidas dos SUVs compactos no Brasil

Veículos mais procurados do país, jipinhos têm em comum preferência por câmbio automático e vários itens de série
Honda HR-V 2017

Honda HR-V 2017 | Imagem: Divulgação

Não basta querer um utilitário esportivo na garagem, é preciso escolher entre diversos modelos numa lista que só vai aumentar sem falar nas inúmeras versões disponíveis. Os preços podem ir de R$ 70 mil a bem mais de R$ 100 mil na categoria dos SUVs compactos, onde se destacam, por exemplo, o Honda HR-V e o Nissan Kicks.

Mas, afinal, o que o público brasileiro tem preferido em cada um dos 10 modelos mais vendidos da categoria e o que pode significar isso para você que está de olho em um deles? Autoo mostra a seguir com exclusividade quais são as versões mais vendidas desses carros:

1º - Honda HR-V EX CVT – Preço R$ 95.600*

O HR-V ainda é o líder do segmento mas nunca esteve tão ameaçado como em 2018. Conhecido pelo bom espaço interno e design atraente, o modelo da Honda é mais procurado na versão EX com câmbio CVT. Ou seja, é um pacote intermediário que fica entre o EXL e o LX e oferece um pacote respeitável mas que não inclui, por exemplo, a central multimídia.

2º Nissan Kicks SV CVT – Preço R$ 87.490

Depois que passou a ser produzido no Brasil, o Kicks subiu nas vendas e ganhou novas versões como a SV, hoje a mais popular do modelo da Nissan. Ela responde por nada menos que 39% das vendas e perde pouca coisa em relação ao pioneiro Kicks SL. O controle de tração e estabilidade, por exemplo, foi mantido. E seu preço está entre os mais em conta do segmento.

3º Jeep Renegade Longitude 1.8 flex – R$ 93.990

A Jeep oferece uma enorme variedade de versões do Renegade, incluindo o motor diesel, coisa rara nessa categoria. Por isso, o modelo mais vendido detém apenas 22% do mix, ou seja, as vendas estão pulverizadas entre vários carros. No caso, a escolha do público é pelo Renegade Longitude flex, com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas. Ele traz de série itens como rodas de liga aro 18, ar-condicionado de duas zonas e sistema Start-Stop, entre outros.

4º Hyundai Creta 2.0 Prestige automático – R$ 102.580

Eis aqui uma raridade, um modelo que utiliza motor 2.0 litros. A Hyundai até oferece versões com motor 1.6 mas de desempenho modesto. Por isso não é de se estranhar que o Prestige seja o mais vendido hoje com 41% da preferência. Ele só esteve ofuscado no ano passado pela exclusiva versão PCD Attitude 1.6 automática que ‘bombou’ no mercado. É um modelo que não decepciona nos itens, mas que também não traz nada de novo.

5º Ford EcoSport Freestyle 1.5 automático – R$ 91.590

Depois do banho de loja que recebeu, o EcoSport melhorou muito, ainda mais pela boa escolha do motor 1.5 de três cilindros que junto do câmbio automático de seis marchas recolocaram o Ford no caminho certo. Mas foi o interior é a ótima central multimídia que deram o toque final no pioneiro SUV compacto do mercado. Uma coisa permaneceu igual: a boa procura pela versão FreeStyle, dona de 30% dos emplacamentos.

6º Chevrolet Tracker Premier – R$ 99.490

O mexicano Tracker está em alta em 2018, com vendas bem mais elevadas agora que conta com mais versões, mas é a top Premier que responde pelo maior interesse do público. São nada menos que 68% das vendas por um SUV com preço que beira R$ 100 mil. Como exclusividade, o Tracker agora vem equipado com um motor 1.4 turbo com injeção direta além de um design revisto.

7º Renault Captur Intense 1.6 CVT – R$ 89.950

Quando a Renault lançou o Captur no Brasil, o Autoo alertou que as versões realmente interessantes viriam mais para a frente e foi isso que ocorreu. Com câmbio CVT e um pacote intermediário, o Captur Intense CVT é hoje responsável por quase metade das vendas. É um casamento melhor do que o 2.0 16V e sua transmissão de 4 marchas, mas peca ainda por um desempenho um pouco tímido – afinal o carro é mais pesado que o Kicks, que utiliza o mesmo powertrain.

8º Renault Duster Dynamique 1.6 CVT – R$ 83.590

Assim como o Renegade também o Duster é vendido em diversas versões, o que confunde a cabeça do consumidor. Mas agora ao menos ele tem algumas boas opções como a Dynamique com câmbio CVT, um repeteco visto no Captur. Aqui a dupla melhorou a dirigibilidade do antigo SUV que pode valer para quem não tem mais de R$ 89 mil no bolso.

9º Peugeot 2008 Allure 1.6 automático – R$ 80.390

O 2008 é a prova que o mercado não busca preço em conta. Ele é o mais barato da lista e o penúltimo em vendas aqui. Ao menos a esperada adoção do câmbio automático de seis marchas fez o Peugeot melhorar seu desempenho tanto nas ruas quanto nas vendas. Com metade dos emplacamentos, o Allure automático é a escolha mais indicada na gama.

10º Suzuki Vitara 4Sport AWD – R$ 114.990

O crossover que assumiu o lugar do SUV da Suzuki tem vendas modestas afinal vem importado da Europa. Por isso quem manda aqui é justamente a versão mais equipada, inclusive com tração integral, a 4Sport AllGrip. Por quase R$ 115 mil, ela abocanha 39% das vendas do modelo. Pena que os números são bem pequenos.

* Preços em maio de 2018. Emplacamentos entre janeiro e março de 2018.

Honda HR-V 2017

Honda HR-V 2017

Nissan Kicks SV Limited

Nissan Kicks SV Limited

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis