Saiba como dificultar o furto do carro
Veja quais equipamentos de proteção são mais eficazes contra o furto
Para evitar dores de cabeça aos seus consumidores, as montadoras estão constantemente incrementando o sistema de segurança dos veículos, para dificultar o furto. Mas muitas vezes não é suficiente e precisamos instalar outros sistemas para melhorar a proteção. Assim, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação Viária) lista quais dispositivos podem dificultar a ação dos bandidos. Vamos a eles:
Imobilizador
Quando a chave não é reconhecida, este sistema impede o funcionamento do motor. O imobilizador possui três gerações. A mais avançada delas possui código criptografado, reconhecendo o código da chave por meio de uma sequência de números, dificultando a identificação por equipamentos não originais.
Alarmes
Tem como principal objetivo conter a invasão do veículo (alarme de presença) ou perifericamente (de perímetro). Ao tentar entrar no veículo, o alarme avisa o proprietário sonora e visualmente e, em alguns casos, também bloqueia o funcionamento do motor.
Bateria
O local onde fica armazenada a bateria também é importante, pois em alguns carros, no qual a bateria está de fácil acesso, é possível desarmá-la sem abrir o capô. Fique atento.
Trava da direção
Esta ferramenta bloqueia o movimento da coluna de direção e do volante e não permite que o carro esterce sem o reconhecimento da chave.
Vidros laterais laminados
Essa composição de duas camadas de vidro e, no meio, uma camada de PVB (Polivinil Butiral) deixa o vidro mais resistente e eficaz à quebra.
Chave
Todas as chaves possuem um segredo mecânico ou eletrônico que permite o acesso ao automóvel, além da ignição do motor. Sistemas mais modernos fazem a leitura da presença da chave próximo do carro, permitindo (ou não) a abertura de portas e partida.