Rolls-Royce Spectre, primeiro elétrico da marca, esbanja torque e custará mais de R$ 2 milhões
Modelo ainda está em fase de "otimização" e será lançado no quarto trimestre de 2023
Estreia muito aguardada, a Rolls-Royce revelou de forma definitiva o Spectre, seu primeiro modelo com propulsão 100% elétrica. Vale destacar que a tradicional fabricante inglesa só colocará no mercado automóveis com este tipo de propulsão a partir de 2030.
A escolha da Rolls-Royce é até natural, uma vez que o conjunto propulsor elétrico vai ao encontro de duas premissas da marca, no caso a ausência de vibração e as respostas imediatas do motor graças ao torque instantâneo do propulsor elétrico.
Por falar em torque, eis uma característica em que o Spectre se destaca. De acordo com os dados preliminares da marca, uma vez que o cupê de alto luxo encontra-se em fase final de otimização, a novidade contará com nada menos do que 91,7 kgfm de força máxima.
A potência está na casa de 577 cv e a autonomia, segundo o ciclo EPA, gravita em 416 km. De acordo com testes da Rolls-Royce, o Spectre será capaz de alcançar 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
Com um projeto minuciosamente pensado, a Rolls-Royce conseguiu conferir ao Spectre um piso completamente liso, algo que realça a sensação de espaço interno e conforto aos ocupantes.
Para tal, os engenheiros e designers da empresa criaram um canal especial para acomodar a fiação e a tubulação de controle climático entre a bateria e o piso. Com isso, em outra solução brilhante, a bateria com seus sólidos 700 kg também ajuda no isolamento acústico do Spectre.
O cupê foi concebido sobre uma plataforma especialmente desenvolvida pela Rolls-Royce para modelos elétrico, a qual aposta no amplo uso de alumínio para favorecer o peso final do automóvel.
O modelo traz ainda suspensão adaptativa e integrada com uma série de sensores, que fazem a leitura da superfície de onde o Spectre trafega para oferecer o rodar “passeio de tapete mágico” que caracteriza os produtos da fabricante.
Posicionado entre o Cullinam e o Phantom, o Spectre terá preço sugerido acima de R$ 2 milhões, sem contar os impostos e custos de importação ao Brasil. A chegada efetiva do Spectre aos primeiros mercados selecionados ao redor do mundo ocorrerá a partir do último trimestre de 2023.