Rolls-Royce lança seu primeiro SUV, o Cullinan

Batizado em homenagem a um diamante raro encontrado na África do Sul, primeiro utilitário esportivo da marca britânica foi lançado na Inglaterra nesta quinta-feira (10)
Rolls-Royce Cullinan 2019

Rolls-Royce Cullinan 2019 | Imagem: Divulgação

Como se estivéssemos num filme de zumbis avançando em direção aos nossos heróis, apenas dois deles estariam vivos até que na cena seguinte sobraria apenas um...por enquanto.

Transportando o enredo para o mercado de automóveis, nossos personagens seriam substituídos: de um lado os heróis Ferrari e Rolls-Royce e do outro, os SUVs zumbis. Nesta quinta-feira (10), no entanto, a marca britânica, símbolo máximo do luxo, capitulou ao apresentar o Cullinan, seu primeiro utilitário esportivo.

O inédito modelo acabou vazando horas antes da revelação oficial e antecipou as formas do SUV, uma espécie de Phantom mais alto. De frente, o Cullinan (uma referência a um raro diamante sul-africano encontrado em 1905) pouco causa estranheza a não ser pela altura elevada.

Já na lateral ele soa como um Land Rover da década de 80, sem os para-lamas volumosos de outros jipões, mas com rodas esportivas e uma distância do solo que evidencia outro aspecto impensável: sim, ele possui tração 4x4!

A tradição ficou por conta das portas traseiras suicidas e do interior luxuoso. Há até uma curiosa dupla de assentos retráteis e pivotados com uma mesinha central, para fazer a alegria da nobreza em seus passeios pelos frondosos campos do interior da Inglaterra (será que a rainha trocará de veículo agora?).

Último homem a cair

O resultado parece ter sido obtido com muito suor entre os engenheiros e projetistas da Rolls-Royce, afinal a marca é uma das menos identificada com o segmento off-road se é que existe alguma ligação mínima entre eles.

Mas é impossível ignorar hoje o clamor do público pelos SUVs e era questão de tempo para as mais tradicionais marcas abdicarem de suas tradições. Por falar nisso, nossa heroína Ferrari restou incólume por algum tempo, afinal seus executivos já confirmaram que teremos um utilitário esportivo da marca em breve. O spoiler está dado: esse “filme” realmente não terá um final feliz.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis