Rival do Toyota Corolla Cross, Honda ZR-V tem mais detalhes revelados no Japão

SUV, que chegará ao Brasil em 2023, contará com visual próprio no mercado japonês
Acima o Honda ZR-V japonês em seu catálogo topo de linha e:HEV Z 4WD

Acima o Honda ZR-V japonês em seu catálogo topo de linha e:HEV Z 4WD | Imagem: Divulgação

Modelo já confirmado para chegar ao mercado brasileiro em 2023, o Honda ZR-V para o mercado japonês foi revelado nesta quinta-feira (14) com algumas novidades interessantes em relação aos demais países. 

De acordo com as primeiras imagens oficiais, o ZR-V japonês terá uma identidade visual própria. O SUV intermediário terá, no Japão, uma grade frontal exclusiva, bem como o para-choque dianteiro também ganha formas específicas para o país asiático. 

Até o momento, o Honda ZR-V foi revelado na China e também confirmado para a Europa. Nos EUA, por sua vez, o Honda ZR-V ocupará o lugar do HR-V, apenas preservando o nome do SUV compacto. 

Interessante pontuar que a Honda apresentou detalhes da mecânica híbrida que vai figurar sob o capô do ZR-V japonês. Na Europa, o SUV será comercializado apenas com o conjunto propulsor eletrificado. Aqui no Brasil, entretanto, a Honda não se manifestou de forma oficial sobre o conjunto motriz escolhido para o ZR-V, algo que deverá ser conhecido apenas no ano que vem, em uma etapa próxima ao lançamento. 

Honda ZR-V terá dianteira própria para o mercado japonês
Honda ZR-V terá dianteira própria para o mercado japonês
Imagem: Divulgação

Sem muita surpresa, até por compartilharem a mesma plataforma, o ZR-V híbrido terá a mesma tecnologia e:HEV aplicada no Honda Civic. 

Ela é composta pelo motor 2.0 a combustão associado a outros dois motores elétricos, sendo que o conjunto pode trabalhar de forma paralela ou em série, neste caso com o 2.0 a gasolina atuando como um gerador para recarregar a bateria do sistema. 

Também no Japão, o Honda ZR-V será oferecido com a opção do motor 1.5 turbo com injeção direta, associado a uma transmissão automática CVT. 

Tanto o ZR-V híbrido quanto o 1.5 turbo terão versões com opção de tração integral no mercado japonês, onde a comercialização do SUV terá início no mês que vem. 

Cabine segue o estilo observado nas gerações mais recentes de Civic e CR-V
Cabine segue o estilo observado nas gerações mais recentes de Civic e CR-V
Imagem: Divulgação

Ao menos na China, onde já foi completamente revelado, o Honda ZR-V conta com 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos, por sua vez, é de 2,65 m. Os números sinalizam para uma cabine ampla e confortável para até cinco passageiros, sendo que o porta-malas também deverá ter uma boa capacidade volumétrica. 

As dimensões posicionam o Honda ZR-V com uma boa vantagem em relação ao Jeep Compass, que registra 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,63 m de entre-eixos. Na comparação com o Toyota Corolla Cross (4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos), o Honda também é superior. 

Podemos especular que o Honda ZR-V será importado ao Brasil ao menos com o motor 1.5 turbo, o qual, na nova geração do HR-V nacional, tornou-se bicombustível. Uma aposta interessante seria a Honda oferecer o ZR-V turbo no país com opção de tração integral, algo raro de ser encontrado nos rivais diretos. 

A nova geração do Honda CR-V, por sua vez, chegará ao Brasil somente em versões eletrificadas, porém seu porte e faixa de preço serão consideravelmente superiores em relação ao ZR-V, o que abre espaço para que o SUV intermediário também conte com a propulsão e:HEV por aqui. 

Nos resta aguardar as próximas movimentações da Honda envolvendo o ZR-V e o seu futuro anúncio definitivo para o mercado brasileiro. Vamos acompanhar todos os detalhes de perto! 

Acima o Honda ZR-V japonês em seu catálogo topo de linha e:HEV Z 4WD
Acima o Honda ZR-V japonês em seu catálogo topo de linha e:HEV Z 4WD
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis